Reunião do Conselho de Cultura será dia 10 em João Pessoa

08/09/2015

O Conselho Estadual de Políticas Culturais (Consecult) se reúne nesta quinta-feira (10) na Sala 3 do Espaço Cultural, em João Pessoa. Além de apresentar as diretrizes e ações do Plano Plurianual (PPA), será discutida a metodologia do Encontro Nacional de Conselhos de Cultura, com o propósito de definir as políticas públicas para o setor.

O Consecult, espaço institucionalizado de participação social, é um órgão colegiado e tem funções normativas, deliberativas, consultivas e fiscalizadoras das ações estratégicas a política cultural do Estado. No mês passado, foram realizadas cinco reuniões extraordinárias, nas quais ficou acertada a sistematização de ações com o intuito de potencializar a execução das diretrizes apresentadas.

Ao todo, serão realizadas mais quatro reuniões, a fim de destacar a importância participativa da sociedade no fortalecimento do Consecult e das políticas para o setor. Outro avanço dessas reuniões foi a criação de uma metodologia de funcionamento em quatro câmaras participativas que vão servir para descentralizar das atividades do conselho. Serão realizadas reuniões uma vez por mês, nas quais será apresentada a minuta do Plano Estadual de Cultura, com a metodologia de aplicação já definida.

Participam da reunião representantes dos diferentes segmentos culturais que vão expor suas contribuições, expectativas e proposições para a política cultural nos próximos 4 anos. Além de envolver diversos segmentos culturais do estado, ainda se fazem presentes representantes das vinculadas da Secretaria de Estado da Cultura tais quais Funesc, Iphaep, Fundação Ernani Sátiro (Funes) e Fundação Casa de José Américo (FCJA).

O secretário de Cultura, Lau Siqueira, avaliou a atividade como um ótimo espaço para a construção e fortalecimento das políticas culturais, pela diversidade de representações presentes e pelo rico debate estabelecido. “Foi muito importante termos realizado este encontro, já que houve grande participação de diversos segmentos, e conseguimos dar um bom encaminhamento sobre as questões tratadas”, concluiu.

Bananeiras Online com Assessoria




Outras Not?cias