Governo muda regras para venda de remédios na Farmácia Popular

21/01/2017

 Pessoas que compram remédios com desconto através do programa ‘Farmácia Popular’ para fazer tratamento de osteoporose, hipertensão, colesterol alto ou mal de parkinson precisam ficar atentas as novas regras.

O Ministério da Saúde mudou as normas, agora o principal critério é a idade. Para ter acesso ao programa, as idades mínimas são de 35 anos para colesterol alto, 40 anos para osteoporose, 50 anos para mal de parkinson e 20 anos para hipertensão. Contudo, poderão existir exceções a serem analisadas individualmente.

As mudanças acontecerão devido a tentativa de fraudes na comercialização desses remédios. De acordo com uma auditoria realizada pelo SUS, cerca de 40% das solicitações em 2016 foram irregulares. As fraudes representaram quase R$ 60 milhões, que foram devolvidos aos cofres públicos.

A Federação Brasileira das Redes Independentes de Farmácias recebeu reclamações de vendas que já foram bloqueadas para quem não atende aos novos critérios. No entanto, ainda esta semana todas as novas regras sejam repassadas aos comerciantes.

Minhavida




Outras Not?cias