Hospital de Clínicas soma quase 400 exames de rastreio do câncer colorretal

24/03/2024

O Hospital de Clínicas, em Campina Grande, unidade da rede hospitalar do Governo da Paraíba, ofertou, em pouco mais de sete meses, 370 exames de colonoscopia. O exame é considerado padrão para o rastreio do câncer colorretal, e garante que todo o cólon seja examinado. O câncer colorretal atinge o intestino grosso (o cólon) e reto. No calendário da saúde, o mês de março recebeu a cor azul-marinho para alertar a população sobre o câncer colorretal, a segunda maior causa de mortes por câncer no mundo.
 
Os exames começaram a ser oferecidos na unidade no mês de julho do ano passado, sendo realizados, em média, 10 por semana. O cirurgião do aparelho digestivo, Jarbas Fonseca, destaca a importância do exame para o diagnóstico precoce. “A colonoscopia é uma arma poderosa contra o câncer colorretal, porque ela consegue identificar precocemente, ver ainda na fase de pólipo, e consegue tratar, porque remove o pólipo, sem precisar de cirurgia,” explica.
 
No mesmo período em que o hospital iniciou os exames de colonoscopia também se deu início à realização de procedimentos de reversão de colostomia, a cirurgia de retirada da “bolsinha”, já tendo sido feitos cerca de 40. A colostomia é uma abertura artificial no abdômen com exteriorização do intestino para permitir a eliminação de fezes ou gases dentro de uma bolsa quando o intestino grosso não está funcionando adequadamente. O procedimento é indicado em casos de doenças ou problemas de funcionamento do aparelho digestivo, como o câncer de intestino ou colorretal.
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube
 
Ainda de acordo com o especialista, o câncer colorretal é uma doença que pode ser prevenida. “O câncer colorretal é prevenível, reduzindo muito o risco de óbito nos pacientes diagnosticados precocemente. E quem pratica atividade física e tem uma dieta balanceada, não fuma e nem ingere álcool está contribuindo muito para evitar a ocorrência de tumores em geral,” detalha.
 
O acesso aos procedimentos no hospital se dá por meio da regulação na Central Estadual de Regulação do Programa Opera Paraíba, onde o usuário encaminha a solicitação de cadastro junto às USFs das Secretarias de Saúde de cada município paraibano.
 
Bananeiras Online com Assessoria



Outras Not?cias