Fundação presidida por Ricardo pretende construir socialismo democrático no Brasil

17/12/2018

O governador da Paraíba Ricardo Coutinho foi aclamado por unanimidade nesta segunda-feira (17) como presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), a instituição mais importante do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em uma definição no seu site, a fundação, que foi criada em 1990, afirma ter como objetivo consolidar, aprofundar, difundir e construir o socialismo democrático.
 

“Na atual fase em que o fracasso da experiência soviética e a arrogância da globalização neoliberal deixam perplexas todas as pessoas que acreditam e lutam por liberdade, democracia verdadeira, ética, solidariedade, justiça social, desenvolvimento sustentável e paz. A FJM se propõe a dialogar com todos os militantes do socialismo, independentemente de sua filiação partidária, para debater a construção política que se oponha ao modelo capitalista, modelo individualista, consumista, excludente e devastador”, diz a página.

Ainda de acordo com a publicação, “o socialismo hoje, no mundo e no Brasil, torna-se viável se soubermos construir o Partido Socialista como espaço de vivência ética, democrática, livre, solidária, respeitosa da natureza de nosso planeta e valorativa das diferenças: culturais, étnicas, de gênero, religiosas e políticas”.

O texto continua: “para atingir esse objetivo, a Fundação João Mangabeira realiza e apóia a realização de ciclos de estudos, cursos, simpósios, conferências e seminários. Patrocina a realização de pesquisas e estudos de cunho econômico, social, cultural e político. Publica livros e/ou cartilhas que possam contribuir para a formação política do cidadão”.

 

A posse de Ricardo aconteceu na sede do Partido Socialista Brasileiro, em Brasília, durante a 2ª Reunião Ordinária da FJM de 2018. A reunião ainda tratou sobre a substituição na composição da Diretoria Executiva da FJM e apresentação das atividades da Fundação no ano de 2018.

Yves Feitosa

 

 



Outras Not?cias