Governo lança editais para seleção de formadores bolsistas municipais, regionais e estaduais

24/03/2024

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), anunciou, nesta sexta-feira (22), o lançamento de dois editais para seleção de Formadores Bolsistas Municipais, Estadual e Regional. A iniciativa visa fortalecer o Regime de Colaboração em Educação, bem como os programas Paraíba Primeira Infância, Pacto Alfabetiza Mais Paraíba e Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 31 de março. Para informações sobre o edital e como se inscrever os interessados devem acessar o link see.pb.gov.br/regimedecolaboracao . As bolsas terão valores de R$ 1.000 e R$ 1.500 para uma carga de 20h horas semanais.
 
Poderão participar dos processos seletivos profissionais da educação básica, com nível superior em pedagogia ou licenciatura. Os profissionais selecionados irão atuar como multiplicadores do conhecimento, na execução, acompanhamento e avaliação da implementação dos programas de formação, durante o exercício de suas atividades funcionais, seja em âmbito municipal, estadual ou nas Regionais de Ensino.
 
A seleção será conduzida por uma Comissão Interna, composta pelos membros da secretaria, e será composta por duas fases: classificatória e eliminatória. Na primeira fase, serão avaliados o currículo dos candidatos e o plano de trabalho, somando um total de 60 pontos. Os candidatos que obtiverem a nota mínima de 30 pontos seguirão para a fase eliminatória, que consiste em uma entrevista, valendo 40 pontos. A pontuação final será de 100 pontos, e os candidatos aprovados integrarão o Banco de Recursos Humanos de Formador Bolsista Estadual e Regional.
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube
 
A avaliação do currículo levará em consideração a titulação acadêmica e a experiência profissional, conforme os critérios estabelecidos nos editais. Já o plano de trabalho será avaliado com base na apresentação das experiências profissionais na área de educação e nas contribuições esperadas nos programas educacionais. Os critérios de desempate serão aplicados em caso de igualdade de pontos entre os candidatos habilitados, seguindo a ordem específica estabelecida nos editais.
O resultado final das seleções será divulgado no dia 30 de abril por meio do link  see.pb.gov.br/regimedecolaboracao. O secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves, convoca todos os profissionais interessados a participarem das seleções. “Reconheço a importância de cada um de vocês na construção de uma educação de qualidade. Os editais representam uma oportunidade única de contribuir ainda mais para o desenvolvimento educacional de nosso estado. Conto com o engajamento de cada um para fortalecermos o ensino no nosso estado e na nossa região. Não deixem de se inscrever e fazer parte”.
 
Sobre os programas - O Regime de Colaboração, articulado entre a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba e os 223 municípios, visa planejar, monitorar e avaliar ações educacionais, enquanto o Programa Paraíba Primeira Infância busca garantir os direitos das crianças por meio de formações, acesso a serviços de qualidade e capacitação de famílias. O Pacto Alfabetiza Mais Paraíba concentra-se na melhoria da alfabetização no estado, promovendo formação para professores e práticas pedagógicas eficazes, enquanto o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada visa garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental, focando em capacitação de profissionais e recursos pedagógicos inovadores.
 
Bananeiras Online com Assessoria



Outras Not?cias