OMS declara varíola dos macacos como emergência global de saúde

24/07/2022

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou hoje (23) que o atual surto de varíola dos macacos é uma emergência de saúde pública de interesse internacional. “Mais de 16 mil casos já foram relatados em 75 países”, relatou Tedros.
 
O chefe da organização também observou que, embora o surto seja uma emergência de saúde munidal, “no momento, trata-se de um surto concentrado entre homens que fazem sexo com homens, especialmente aqueles com múltiplos parceiros sexuais”.
 
“Isso significa que este é um surto que pode ser interrompido com as estratégias certas nos grupos certos”, acrescentou.
 
Varíola dos macacos é uma infecção viral, normalmente encontrada em animais na África central e ocidental, embora possa causar surtos em humanos. Apesar dos casos serem ocasionalmente identificados em países onde o vírus não é endêmico, o surto mais recente não tem precedentes, segundo o The Guardian.
 
Até o momento, estados da Europa foram os mais atingidos, entretanto, casos também foram relatados nos EUA, Canadá, Austrália, Nigéria, Israel, Brasil e México, entre outros.
 
Sintomas e proteção
 
De acordo com o G1, os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser: febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.
 
Dentro de um a três dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.
 
As lesões passam por cinco estágios antes de cair e a doença geralmente dura de duas a quatro semanas, segundo Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.
 
O uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos.
 
Wscom



Outras Not?cias