Novo edital do Mais Médicos prevê 57 vagas para a Paraíba

23/04/2023
Profissionais vão ser destacados para atuar em 42 municípios do estado. Nesta fase, programa prevê a contratação de 6.252 profissionais para atender 2.074 municípios em todo o país
Profissionais vão ser destacados para atuar em 42 municípios do estado. Nesta fase, programa prevê a contratação de 6.252 profissionais para atender 2.074 municípios em todo o país
A Paraíba tem 57 vagas reservadas pelo Edital nº 4 do Mais Médicos, publicado nesta semana no Diário Oficial da União. Segundo o documento, as vagas visam a atuação em 42 municípios do estado.
 
Todos as cidades previstas para serem atendidas na Paraíba devem receber pelo menos um profissional nesta fase do programa. A capital João Pessoa lidera a lista, com oito vagas; seguida de Campina Grande, com quatro; e de Cajazeiras, com três. Outros três municípios — Bonito de Santa Fé, Cabedelo e Taperoá — terão duas vagas.
 
O edital prevê a adesão ou renovação de municípios e do Distrito Federal no programa e reserva 6.252 vagas para serem preenchidas em 2.074 municípios, das 27 Unidades da Federação, para atuação pelo período de quatro anos incluindo mil postos inéditos para a Amazônia Legal. No Nordeste, lideram a lista os estados do Ceará, com 330 vagas, Bahia (303), Maranhão (263) e Pernambuco (173).
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube
 
VULNERABILIDADE – Para atender as regiões que mais precisam, o Mais Médicos utiliza critérios na distribuição das vagas, como a situação de vulnerabilidade social, maior dependência do SUS para o acesso da população à saúde e dificuldade de provimento de profissionais.
 
Neste edital, 47% das vagas foram destinados a regiões de alta vulnerabilidade social, com 1.118 postos destinados a municípios de extrema pobreza e 1.857 para contemplar a categoria alta e muito alta de vulnerabilidade. Outras 666 vagas (10,6%) estão indicadas para municípios do G100, as cidades com mais de 100 mil habitantes e baixo rendimento per capita.
 
INCENTIVOS – Segundo um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, 41% dos participantes do Mais Médicos desistem em busca de capacitação e qualificação. Desta forma, um dos desafios no atendimento às regiões de mais difícil acesso é justamente a permanência. Para reduzir essa rotatividade, o Mais Médicos traz mais oportunidades educacionais e de formação. O médico que participa do programa pode fazer especialização e mestrado em até quatro anos.
 
Os profissionais também passam a receber benefícios, proporcionais ao valor mensal da bolsa, para atuarem em periferias e regiões remotas.
O Mais Médicos também pretende atrair profissionais formados com apoio do Governo Federal. Os beneficiados pelo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) que participarem do programa poderão receber incentivos, o que ajudará no pagamento da dívida.
 
MÉDICAS – Para apoiar a continuidade das médicas mulheres no programa também será feita uma compensação, de modo a atingir o mesmo valor da bolsa durante o período de seis meses de licença maternidade, complementando o auxílio do INSS. Para os participantes do programa que se tornarem pais, será garantida licença com manutenção de 20 dias.
 
Wscom



Outras Not?cias