Mais de 30 pessoas tiveram diarreia após evento do Ministério da Saúde na Paraíba

03/06/2022
Até a tarde desta quarta-feira (1º), 120 pessoas já tinham sido ouvidas e 32 delas alegaram o sintoma. Cerca de 500 pessoas participaram do evento
Até a tarde desta quarta-feira (1º), 120 pessoas já tinham sido ouvidas e 32 delas alegaram o sintoma. Cerca de 500 pessoas participaram do evento
Pelo menos 32 pessoas tiveram diarreia após um almoço oferecido em um evento do Ministério da Saúde (MS), nesta terça-feira (31), em Cabedelo, na Paraíba. A informação foi confirmada pelo secretário de saúde do município, Murilo Wagner Suassuna, que está monitorando em torno de 500 participantes que estiveram presentes.
 
O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, também participou do Seminário de Qualificação do Desempenho na Atenção Primária à Saúde, que reuniu a equipe técnica do MS, secretarias municipais e estadual da Paraíba.
 
Queiroga, no entanto, não permaneceu no evento durante o almoço com os demais convidados.
 
Foi o próprio MS, inclusive, quem procurou a Secretaria de Saúde de Cabedelo, para informar que componentes da equipe apresentam o sintoma. A partir dessa notificação, o município passou a monitorar os casos, a fim de identifcar de onde partiu o "surto".
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube
 
g1 entrou em contato com a empresa responsável pelo evento para entender o que teria provocado diarreia em algumas pessoas, mas não obteve respostas até a publicação desta matéria. Uma tentativa de contato também foi feita com o Ministério da Saúde, mas não foi dado retorno algum.
 
A Secretaria de Saúde de Cabedelo está mapeando todos os participantes do evento, e os contatos já estão sendo realizados individualmente para levantarem quantas pessoas tiveram diarreira no total. Até a tarde desta quarta-feira, 120 pessoas já tinham sido ouvidas e 32 delas alegaram o sintoma.
 
 

O evento

 
O evento foi realizado pelo Ministério da Saúde com parceria do Conselho e da Secretaria de Estado da Saúde, e contou com o ministro Marcelo Queiroga e vários palestrantes que apresentaram informações sobre indicadores de saúde.
 
Na ocasião houve a assinatura simbólica do contrato do profissional que irá atuar no Programas Médicos pelo Brasil e lançamento do aplicativo e-SUS Gestor.
 
Participaram do evento o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara; o presidente da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária, Alexandre Pozza; o diretor do Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, Dárcio Guedes Jr.
 
Além deles, estiveram presentes a Superintendente Substituta do Ministério da Saúde na Paraíba, Ana Paula Pires Fonseca Guimarães; a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino; a representante da Secretária de Estado da Saúde da Paraíba, Isabel Sarmento; e Alline Grisi, representando a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa.
 
G1 PB
 



Outras Not?cias

Vídeos Destaques

Barragem rompe e deixa cidade inundada após fortes chuvas na Paraíba

Emocionante! Mendigo dá exemplo de amor ao próximo

Em Bananeiras: touro invade campo e provoca correria em jogo do Paraibano Sub-15

Mais Lidas