HU de João Pessoa realiza mutirão para inseir DIU em usuárias do SUS

17/07/2022

Mãe de uma filha pequena, Débora Vasconcelos costumava utilizar contraceptivos injetáveis, mas tinha o desejo de inserir um método ainda mais seguro. A fisioterapeuta encontrou a oportunidade durante o mutirão para colocação de DIU (Dispositivo Intrauterino), realizado pelo Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS).
 
Débora foi uma das 40 usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) beneficiadas com a ação, realizada nesta sexta-feira (15), no ambulatório do HULW. “Usei contraceptivo injetável e em pílulas, mas queria colocar o DIU. Não corre o risco de a gente esquecer e tem maior durabilidade. Esse mutirão é importante pois favorece principalmente mulheres de baixa renda que não têm condições de colocar, pois é caro”, disse Débora.
 
Segundo a chefe da Unidade de Saúde da Mulher do HULW, médica obstetra Renata Gadelha, esse foi o primeiro mutirão para colocação de DIU realizado no Lauro Wanderley. “A ação teve como objetivo oferecer um método que é seguro, eficaz e de longa duração às usuárias do SUS que desejavam aderir”, disse.
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube
 
Ainda de acordo com Renata, as mulheres foram recrutadas entre as pacientes acompanhadas nas unidades básicas de saúde e foi uma articulação entre o Hospital Universitário Lauro Wanderley e a Área Técnica de Saúde da Mulher da SMS. “Nossa intenção é que mais mulheres tenham acesso facilitado ao DIU, se isso for escolha delas”, falou.
 
Antes do procedimento para colocação do DIU de cobre, as mulheres receberam orientações, através de palestras, fizeram o teste de gravidez e exame físico. Após a inserção do dispositivo, foi realizado exame ultrassonográfico para identificação do posicionamento correto do DIU. As pacientes foram liberadas ainda na sexta.
 
Segundo a coordenadora da área técnica de Saúde da Mulher da SMS, Rosselle Leite, a ação integra o projeto da Secretaria denominado “Tudo Rosa”, em que estão incluídas ações de planejamento reprodutivo.
 
“A equipe da atenção básica elencou 40 mulheres para esse mutirão. Elas passaram por todas as orientações e hoje foram beneficiadas com a colocação do DIU, contraceptivo intrauterino altamente seguro e que não causa efeitos colaterais. Em até 10 anos, a mulher está segura quanto à gravidez”, ressaltou.
 
A ação contou com a mobilização das equipes de enfermagem e de medicina (ginecologistas e ultrassonografistas). Também se engajaram na ação preceptores e médicos residentes e internos de medicina, em uma iniciativa que alia assistência e ensino.
 
O DIU é um método contraceptivo extremamente eficaz com baixa taxa de falha, de efeito reversível e de longa duração. O método não interfere em doenças crônicas e tem altas taxas de continuidade e de satisfação.
 
Oferta – No HULW, a inserção de DIU é um dos tratamentos ofertados regularmente pela Unidade de Saúde da Mulher. A cada mês, são realizados em média 12 inserções de DIU ginecológico – não gestantes; e 50 inserções de DIU pós-parto e pós aborto. “A consulta para planejamento reprodutivo é regulada. Ou seja, a paciente precisa ser encaminhada ao HULW pelo posto de saúde”, explica a obstetra Renata Gadelha.
 
Parlamento PB



Outras Not?cias

Vídeos Destaques

Barragem rompe e deixa cidade inundada após fortes chuvas na Paraíba

Emocionante! Mendigo dá exemplo de amor ao próximo

Em Bananeiras: touro invade campo e provoca correria em jogo do Paraibano Sub-15

Mais Lidas