Polícia Federal investiga compra de votos e cooptação de eleitores na PB

18/03/2023

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (17) a Operação Grãos de Areia, nas cidades de Areia de Baraúnas, Passagem e Salgadinho. A ação mira a cooptação de vários eleitores para votar em Areia de Baraúnas, sendo eles os “grãos” de Areia.

O Juízo da 65ª Zona Eleitoral de Patos expediu sete mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos hoje pela manhã por mais de 30 policiais federais que participaram da operação.

A investigação apura transferências irregulares de eleitores, compras de votos e associação criminosa, ocorridas nas eleições municipais do ano de 2020 no município de Areia de Baraúnas, caracterizando – em tese – a prática dos crimes previstos nos arts. 289 – inscrição fraudulenta de eleitor e 290 – induzir alguém a se inscrever eleitor, ambas do Código Eleitoral, além do delito do art. 288 do Código Penal, que tipifica associação criminosa. 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube

Segundo a PF, chamou a atenção dos investigadores o fato de o município de Areia de Baraúnas ter registrado mais eleitores do que propriamente habitantes nas eleições de 2020, tendo inclusive a diferença entre a chapa vencedora e a perdedora para o cargo executivo sido de apenas 26 votos, de modo que a transferência irregular de eleitores e as compras de votos apuradas foram relevantes para o resultado do pleito.

Também foi determinada pelo Juízo as quebras dos sigilos bancários de todos os investigados, com o objetivo de apurar as citadas compras de votos.

MaisPB




Outras Not?cias