Se China se aliasse à Rússia, haveria uma guerra mundial, diz Zelensky

21/02/2023
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia (Foto: Chris McGrath/Getty Images)
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia (Foto: Chris McGrath/Getty Images)

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou a China em entrevista a um jornal nesta segunda-feira (20) contra apoiar a Rússia em sua guerra contra a Ucrânia e disse que isso provocaria uma guerra mundial.

“Para nós, é importante que a China não apoie a Federação Russa nesta guerra. Na verdade, gostaria que ela estivesse do nosso lado”, disse Zelensky ao jornal alemão Die Welt. “No momento, porém, não acho que seja possível.”

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube 

“Mas vejo uma oportunidade para a China fazer uma avaliação pragmática do que está acontecendo aqui”, acrescentou. “Porque se a China se aliar à Rússia, haverá uma guerra mundial, e acho que a China está ciente disso.”

Visita de Biden envia sinal a Moscou

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia disse que a viagem do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a Kiev na segunda-feira sinalizou claramente para a Rússia que “ninguém tem medo de você”, e elogiou a visita como a “vitória do povo ucraniano e do presidente Volodymyr Zelensky”.

Em comunicado, o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, disse que a visita foi “histórica” ​​e que tanto Biden quanto Zelensky ficaram satisfeitos com suas conversas na segunda-feira.

“Esta visita é a vitória do povo ucraniano e do presidente Zelensky. Ela foi conduzida apesar de tudo pelo bem da vitória da Ucrânia e de todo o mundo livre. É um sinal claro para o pântano – ninguém tem medo de você! ” ele disse.

da Reuters




Outras Not?cias