Saiba quais países rejeitaram condenar a Rússia na ONU e seus argumentos

03/03/2022
Reunião de emergência da Assembleia Geral da ONU sobre invasão da Ucrânia pela Rússia. (REUTERS/Carlo Allegri)
Reunião de emergência da Assembleia Geral da ONU sobre invasão da Ucrânia pela Rússia. (REUTERS/Carlo Allegri)

Além da própria Rússia, quatro países votaram contra a resolução aprovada nesta quarta-feira (2) na Assembleia-Geral da ONU que condena o país pela invasão à Ucrânia. Foram eles: Belarus, Coreia do Norte, Eritreia e Síria.

Para a aprovação, foi preciso maioria de 2/3 dos votantes. O Brasil foi um dos 141 países favoráveis à medida. Outros 35 se abstiveram.

Em pronunciamento antes da votação, o embaixador da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, pediu que a minuta não fosse aprovada e que os países “votassem por seus interesses e não por pressão”. Durante seu discurso, acusou a Ucrânia de utilizar pessoas como escudo humano e manter reféns em Kiev. 

 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube 

Nebenzya disse que a recusa da votação permitiria “libertar a Ucrânia do neonazismo” e que há o crescimento de grupos com este ideal no país do Leste Europeu.

“Estamos tentando terminar a guerra de oito anos na região de Donbas. Falamos com todos, mas não nos deram ouvidos. O objetivo da operação especial mostra que não estamos fazendo ataques à infraestrutura civil”, adicionou.

Autoridades russas justificam constantemente a ação culpando a Ucrânia por discriminação e perseguição contra a população russa no país, principalmente nas autoproclamadas Repúblicas de Luhansk e Donetsk.

Belarus

Belarus, por sua vez, é um aliado histórico da Rússia, e o presidente do país, Alexander Lukashenko, é um líder próximo diplomaticamente de Vladimir Putin.

A Ucrânia chegou a acusar o país de estar envolvido na invasão russa e que poderia até participar do ataque. Tropas russas entraram no território ucraniano por Belarus, utilizando também a maior proximidade da capital Kiev com a fronteira entre os dois países.

O país nega envolvimento com a invasão russa, mas tem sido visto por Estados Unidos, União Europeia, Ucrânia e outras nações como um dos aliados mais importantes da Rússia no momento.

“Rejeitamos categoricamente as acusações contra Belarus sobre o uso ilícito de força contra a Ucrânia”, afirmou o embaixador Velentin Rybakov em pronunciamento na ONU também nesta quarta-feira (2), complementando que o país apenas organiza negociações entre Rússia e Ucrânia.

O embaixador defendeu a posição dada pela Rússia de que as Nações Unidas foram negligentes com supostas violações a Ucrânia aos Direitos Humanos, em referência a grupos neonazistas no país, dizendo que os órgãos internacionais não tinham “a coragem e a força de resposta às atividades criminosas na Ucrânia”.

Painel da votação pela minuta da invasão da Ucrânia pela Rússia / Reprodução/ONU

Síria

Também antes da votação, Bassam al-Sabbagha, embaixador da Síria, disse que o objetivo da resolução era pressão política e que a minuta era “uma hipocrisia política deslavada” que “ocidentalizava a situação”.

“Essa minuta é uma campanha da mídia de disseminação de mentiras e informações incorretas. Não tem objetivo de achar uma solução clara e prática para a crise. É um texto cheio de brechas e inverdades, que ignora as razões reais para a intensificação das ações e início das hostilidades”, afirmou.

O representante sírio destacou ainda que deveria haver a “mesma disposição” dos países com relação à “ocupação contínua de Israel” e ao que chamou agressão turca e violação dos EUA da integridade territorial síria.

Por fim, al-Sabbagh pontuou que a medida gerava “pesos e medidas diferentes”, além de sanções unilaterais.

Vale lembrar que o governo russo auxiliou Bashar al-Asaad, governante sírio, na guerra civil do país. Desde então, o país tem declarado apoio ao presidente Putin.

Eritreia

A Eritreia disse que acredita que a integridade territorial deve ser respeitada por todos os países, mas justificou o voto dizendo ser contrária à “internacionalização do território e imposição de sanções unilaterais que podem escalar a situação e deploram o diálogo internacional”.

O representante do país ainda afirmou que africanos estão enfrentando problemas para sair do país, algo que foi relatado anteriormente, e reiterou querer “ver que as portas da diplomacia continuam abertas”, disse o representante do país na ONU.

Coreia do Norte

A Coreia do Norte não se pronunciou durante a Assembleia, mas a agência estatal KCNA noticiou em 28 de fevereiro que o país culpou a “política hegemônica” e “arrogância” dos Estados Unidos e do Ocidente.

A causa raiz da crise na Ucrânia está totalmente na política hegemônica dos EUA e do Ocidente, que se impõem com arrogância e abuso de poder contra outros países”, disse a agência de notícias oficial do Norte KCNA, citando um Ministério das Relações Exteriores não identificado. porta-voz.

A Coreia do Norte acusou Washington e seus aliados de “ignorar as exigências razoáveis ​​e legítimas da Rússia” para garantir garantias de segurança legalmente respaldadas.

Tiago Tortella da CNN*

*com informações de Luana Franzão, da CNN, e Reuters




Outras Not?cias