Grupo de Escoteiros ‘Guardiões da Serra’ é fundado em Bananeiras

23/05/2017
Cerimônia aconteceu na Câmara Municipal de Bananeiras
Cerimônia aconteceu na Câmara Municipal de Bananeiras

Assembleia, que aconteceu na Câmara Municipal de Bananeiras, no Brejo paraibano, na noite desta sexta-feira (19), formaliza a criação do 25º Grupo de Escoteiros “Guardiões da Serra”. Resultado de um trabalho que teve início há pelo menos uns três anos, com o 1º Encontro de Antigos Escoteiros, conforme vídeo no final da matéria.

Bananeiras, que já fez história com o 12º Grupo de Escoteiros “Barão de Araruna”, agora começa uma nova história com os “Guardiões da Serra”, visando promover o desenvolvimento e a formação do caráter de crianças, adolescentes e jovens que já aderiram e os que ainda vão aderir ao movimento. 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

Coordenada pelo presidente da União dos Escoteiros do Brasil na Paraíba (UEB-PB), Christian Ubiratan, a cerimônia contou com a presença de representantes de outros grupos de Escoteiros da PB, do vice-prefeito Guga Aragão, do vereador Kilson Dantas, além de pais, que se fizeram presentes a esta importante e histórica ocasião, cujo evento recebeu o apoio da Câmara Municipal, na pessoa do presidente Douglas Andrade e do portal Bananeiras Online. 

Leia mais: Antigos Escoteiros homenageiam chefe Expedito com título de cidadão bananeirense

Bananeiras realiza 1º Encontro de Antigos Escoteiros; veja fotos e vídeo

AREPIO 2015 - Escoteiros da Paraíba em Bananeiras 

Na ocasião, foi formada a diretoria que é composta pelo Diretor Presidente: Antônio Valdevino; Vice-presidente: José Luiz; Diretor Financeiro: Guga Aragão; Diretor Administrativo: Alex Barbosa; Além dos chefes Jailson Santos, Romério Fernandes, Washington Cirne, Luan Oliveira, Thyago Braz, Bello Soares, Valquíria Rocha e Anny Lopes. 

Diretoria dos "Guardiões da Serra", ao lado do presidente da UEB-PB e do Diretor Adjunto

O 25º Grupo de Escoteiros “Guardiões da Serra” irá trabalhar, a princípio, com dois ramos, o Lobinho e Escoteiro, onde estarão sendo oferecidas apenas 14 vagas para cada ramo.

Ramo Lobinho

A Alcatéia é o ramo para as crianças de 6,5 a 10 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do lobinho visam os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança. Na Alcatéia a criança aprende a se preparar para, quando tiver a idade certa, seguir para a Tropa Escoteira.

Ramo Escoteiro

O Ramo Escoteiro é voltado aos jovens de 11 a 14 anos de idade, de ambos os sexos. O programa educativo visa aumentar os conhecimentos e sua autoconfiança. Na Tropa Escoteira o jovem aprende a conviver em equipe, a respeitar a natureza e muitas outras coisas necessárias à essa faixa de idade.

Método Escoteiro

Entre os princípios escoteiros, segundo UEB, estão: Aceitação da Lei e da Promessa Escoteira: Todos aqueles que querem fazer parte do Movimento Escoteiro devem aceitar a Lei e a Promessa Escoteira, e o fazem voluntariamente; Aprender Fazendo: O Escotismo prega o aprendizado pela prática, pela ação; Vida em Equipe: A vida em equipe significa a integração a pequenos grupos, que são as unidades de trabalho nas Seções; Atividades Progressivas, Atraentes e Variadas.

Bananeiras Online


Confira a Galeria de Fotos




Outras Not?cias