Antigos Escoteiros homenageiam chefe Expedito com título de cidadão bananeirense

10/02/2014

Na última sexta-feira, dia 07 de fevereiro, durante o 1º Encontro de Antigos Escoteiros de Bananeiras, o grande chefe do 12º Grupo de Escoteiros “Barão de Araruna” (GEBA), Expedito Cavalcanti da Cruz, também um dos fundadores do GEBA, recebeu honrosamente o título de cidadão bananeirense da Câmara Municipal de Bananeira.

Expedito Cruz já era bananeirense de coração, o título de cidadão foi apenas um ato de reconhecimento dos antigos escoteiros por tudo aquilo que Expedito fez pelas crianças, adolescentes, jovens e pais de Bananeiras, quando ele estava à frente do escotismo na cidade. A propositura foi de autoria dos antigos escoteiros, hoje vereadores, Kilson Dantas, Guga Aragão e Ramom Moreira, com aprovação unânime da Câmara.

Expedito Cruz é natural de Mataraca, Litoral paraibano, atualmente reside em Normandia, cidade situada no Noroeste de Roraima, veio para Bananeiras no dia 02 de novembro de 1975, aos 9 anos de idade, onde morou na casa de seus tios, conhecidos popularmente por seu Neneo e dona Dacira. Se formou em agronomia pela UFPB em Areia, depois passou a se dedicar pela fundação e organização do Movimento Escoteiro no Município, vindo a ser registrado o 12º Grupo de Escoteiros “Barão de Araruna” em 06 de maio de 1990. 

Expedito Cruz recebe título de cidadão bananeirense das mãos do prefeito Douglas Lucena e dos vereadores Ramom, Guga e Kilson

Leia também: Bananeiras realiza 1º Encontro de Antigos Escoteiros; veja fotos e vídeo

Em um discurso emocionante, Expedito Cruz relata a sua felicidade de está participando e recebendo esta homenagem: “É com o coração batendo forte, é muito emocionante estar aqui convosco, se o tempo pudesse voltar 20, 25 anos atrás, nós teríamos esta casa cheia de meninos… É uma honraria receber este título, porque esta é a cidade que eu mais amei na minha vida, desculpa a minha noiva que é de Mataraca, mas eu amo muito esta cidade e quero que meus ossos sejam enterrados aqui. Quero agradecer em primeiro lugar a Deus por esta oportunidade, Ele é o Senhor de todas as coisas. Ofereço este título ao meu tio, Manoel Vitor da Cruz, um homem que deixou um legado de honestidade, de serviço ao próximo, uma pessoa que sempre estava com as portas abertas para ajudar a quem lhe procurasse, ele merecia dez vezes mais do que eu este título, por isso concedo de coração este título para ele”, disse Expedito. 

Expedito discursa na tribuna da Câmara

“Este título eu também compartilho com os fundadores do grupo, Gio Monttini, Valdevino, Valdelúcia, Celina e outras pessoas que participaram, aos pais que apoiaram o movimento e esses camaradas que brigaram muito, Djael, Djailson, Neno, Toni, Jânio, Edjário e tantos outros. Eu lembro de uma vez, lá em Goiamunduba, que eu falei pra os escoteiros, olha pessoal, vai chegar um momento em que a gente não vai poder reunir todo mundo, de um a um todos vão sair, vão voltar para o grande acampamento e ningém sabe quem vai ser primeiro e nem o último, mas todos passaremos. Eu fico feliz porque o escotismo em Bananeiras fez história, deixou marcas e resultados, resultados de nossos sonhos. Pessoal, a melhor coisa que vocês poderiam fazer era dar aquilo que vocês receberam, vocês hoje chegaram a maturidade, precisamos fazer alguma coisa pelos meninos e pelas meninas, hoje o escotismo tem que ser cada vez mais uma família, porque a gente tem que vencer essa batalha contra as drogas, contra tantas coisas ruins, não podemos perder de vista isso, porque o ser humano tem um valor inestimável para Deus e o Brasil precisa de homens de verdade. Eu fico feliz de encontrar vocês aqui, homens e mulheres de verdade e por isso estou sonhando com o “Barão” de volta e já falei que tenho interesse de voltar aqui pra fazer um mestrado, agora que estamos com o azeite bem apurado para trabalhar, sabendo que chega um momento na vida que a gente fica meio cansado, mas tem esta turma jovem…”, lançou Expedito o desafio. 

“Senhor prefeito e senhores vereadores, que também participaram do escotismo, como seria barato investir no movimento escoteiro em Bananeiras, o custo é muito baixo para os resultados extraordinário que ele proporciona, investir no futuro, olha o exemplo aqui, vocês, homens de verdade, honrados. Eu saio daqui muito feliz, honrado, saio também com este sonho de um dia poder acampar com vocês e ver o nosso grupo escoteiro de volta, ressurgir das cinzas para brilhar outra vez”. Concluiu. 

“Quando Jailson, Zé Luiz e Júnior falaram da ideia desse encontro, pra mim isso era um sonho, eu tinha certeza que não acontecia nunca e hoje eu estou vivendo esse sonho e quando você vive um sonho não tem mais o que dizer, e hoje eu estou realizando um sonho, deixei minha família em Brasília, meus afazeres para está aqui, para homenagear o nosso mestre. Expedito tem esse poder de fazer com que nos apaixonássemos pela vida, e eu sou apaixonado pela vida, por Bananeiras, pelo escotismo. Fui lobinho e na época aprendi muito com o chefe ‘Balú’ (como era apelidado Expedito), lembrou emocionado Veto Lima. 

Em discurso, o prefeito Douglas Lucena exaltou as qualidades do chefe Expedito Cruz, que com suas histórias, seu carisma, ajudou a construir o escotismo em Bananeiras. “Ele com essa forma instigante de colocar o que era escotismo terminou influenciando uma geração inteira e, conscidência ou não, é essa geração que hoje o homenageia e que está admistrando os destinos de Bananeiras, não somente eu como prefeito, mas Ramom, Guga Aragão, Kilson Dantas, Jarbas Júnior e tantos outros escoteiros que fazem parte da vida política admistrativa de Bananeiras e outros que estão trabalhando na vida privada, mas que dão contributo como cidadãos pela formação que tiveram no movimento escotista, então, é com muita satisfação, enquanto prefeito da cidade, que venho parabenizar a iniciativa dos vereadores, mas também para dar as boas vindas a Expedito, eu costumo dizer que feliz da cidade que sabe reconhecer os que por ela trabalharam e o que se constata nesse instante é o reconhecimento sincero, a gratidão inequívoca, pelo trabalho, pelo empenho que você despendeu em benefício da juventude de Bananeiras, estamos todos marcados por esse seu esforço e estamos todos satisfeitíssimos por ter convivido com com uma figura da sua estatura moral e de caráter. Aprendemos muito com você chefe Expedito e não é atoa que Bananeiras lhe presta essa homenagem e que nos coloca uma responsabilidade ainda maior com a juventude bananeirense de fazer com que o 12º Grupo de Escoteiros ‘Barão de Araruna’ renasça e que possa continuar guiando os caminhos e deixar essa juventude sempre alerta para o bem, sempre alerta para o que é positivo, para o que edifica, sempre alerta para construir uma sociedade justa, honesta e cada vez mais preocupada com o próximo”, frisou Douglas Lucena. 

Também fizeram uso da palavra Antônio Valdevino, um dos fundadores do GEBA, Guga Aragão, Kilson Dantas e Ramom Moreira. Estiveram presentes na cerimônia, além do prefeito de Bananeiras, o vice-prefeito Matheus Bezerra, o “Embaixador” do Município em Brasília, Veto Lima, o chefe de gabinete Jarbas Júnior, secretários, vereadores, antigos escoteiros e pais de escoteiros. 

A comissão organizadora do encontro, Jailson Santos, João Batista, José Luiz e Gio Montinni, agradece a todos pela colaboração e apoio na realização desse evento, a Marcelo Falcão e sua equipe, a Prefeitura Municipal de Bananeiras, Câmara Municipal, vereadores Antônio Marques, Guga Aragão, Kilson Dantas, Ramom Moreira, ao chefe de gabinete Jarbas Júnior, ao Portal Bananeiras Online, a Estima serigrafia e Geyse Lopes Stúdio Pilates.

Créditos das fotos: Bello Soares

Bananeiras Online

 




Outras Not?cias