Sisu terá 15,5 mil vagas em 315 cursos em instituições públicas da PB

19/01/2017

A Paraíba vai oferecer 15.513 vagas para a primeira edição de 2017, do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), distribuídas em 315 cursos, de quatro instituições. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é a instituição com maior oferta de vagas, 7.790. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aparece logo em seguida no ranking de vagas, com 3.318. A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai ofertar 3.145 e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), 1.260.

Em todo país serão oferecidas 238.397 vagas, em 131 instituições. Um total de vagas 4,5% superior ao que foi ofertado na primeira edição de 2016. Nessa quarta-feira (18), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, de posse das notas, os alunos partem agora para busca da vaga no ensino superior. 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

O acesso ao site do MEC foi liberado por volta do meio-dia (horário de Brasília), mas nem todos os estudantes tiveram conseguiram acessar, por conta de problemas na página. O site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde poderia ser consultado o resultado também ficou fora do ar. A instituição informou que o site sofreu com um ataque e estaria apurando a violação.

Segundo o professor Eli Brandão, pró-reitor de Graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ao Correio Online, um dos pleitos frequentes dos reitores junto ao MEC é acabar com a segunda opção, na inscrição do Sisu e outras ferramentas que possibilitem a troca demasiada de cursos. “O aluno muitas vezes entra em um curso que não quer, apenas para dar uma satisfação aos pais ou outros motivos menos relevantes. Quando conseguem o curso que realmente querem, abandonam o primeiro e não temos como ocupar aquela vaga deixada”, explicou.

Na Paraíba, 221.945 pessoas se inscreveram no Enem. Além do resultado, o governo federal lançou uma consulta pública sobre as mudanças no Enem 2017 como, por exemplo, fazer em apenas um dia as provas. O cidadão brasileiro poderá opinar até o dia 10 de fevereiro.

A maior nota do Enem 2016 foi registrada em Matemática e pertence a um aluno da Paraíba. Fábio Serra de Lima Júnior, 17 anos, é aluno de um colégio privado de João Pessoa e tem histórico de bons resultados em Ciências Exatas. Ele conseguiu 991,5 pontos, ao acertar todas as questões de matemática. Fábio também mostrou habilidade com a escrita e conseguiu 960 pontos na prova de Redação. Horas após a divulgação do resultado, o MEC analisou o desempenho dos alunos no Enem 2016. Enquanto Fábio conseguiu 991,5, a maioria dos alunos do país tiveram nota entre 400 e 500 pontos. No outro extremo das notas, 5.734 alunos zeraram Matemática.  

Portal Correio




Outras Not?cias