NASA vai transmitir colisão de nave espacial com asteroide; veja como assistir

09/09/2022

NASA anunciou que transmitirá a cobertura ao vivo dos momentos finais da missão Double Asteroid Redirection Test (DART) no dia 26 de setembro. O ambicioso projeto - que envolve equipes da NASA e da Agência Espacial Europeia - é um teste de tecnologias para evitar o impacto da Terra por um asteroide assassino.

O esquema reflete o enredo do blockbuster de 1998 "Armageddon", no qual a NASA voa com uma nave espacial para um asteroide para impedi-lo de atingir a Terra.

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube

"O DART será a primeira demonstração da técnica de impacto cinético para alterar o movimento de um asteroide no espaço", diz a NASA em seu site.

A espaçonave DART consiste em um corpo em forma de caixa com cerca de duas vezes o tamanho de uma máquina de lavar, ladeado por dois painéis solares de 18 metros de comprimento que irá colidir com o corpo celeste a mais de 24.000 km/h.

Em 24 de novembro de 2021, a nave foi lançada a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9 da Base Aérea de Vandenberg, Califórnia. O DART alcançará o asteroide Dimorphos, que estará a cerca de 11 milhões de quilômetros da Terra no momento do impacto – longe demais para uma transmissão de vídeo.

Em vez disso, um pequeno cubesat implantado pelo DART antes do impacto irá capturar imagens antes e depois da colisão. Em seguida, ele transmitirá essas imagens de volta à Terra, permitindo que os cientistas avaliem se a missão foi um sucesso. Essas imagens provavelmente levarão algumas horas para chegar ao controle da missão.

A transmissão começa às 20 horas, horário de Brasília, embora o momento preciso da colisão não seja claro. Você pode assistir ao show no site da Nasa ou no canal oficial da agência espacial no YouTube .

Yahoo!




Outras Not?cias