Hubble captura galáxias colidindo a 670 milhões de anos-luz da Terra

29/11/2022
Hubble captura galáxias colidindo a 670 milhões de anos-luz da Terra (Foto: NASA/ESA)
Hubble captura galáxias colidindo a 670 milhões de anos-luz da Terra (Foto: NASA/ESA)

Telescópio Espacial Hubble ainda está fornecendo imagens incríveis do universo, apesar da chegada do Telescópio Espacial James Webb . A NASA e a ESA divulgaram uma imagem do Hubble de Arp-Madore 417-391, uma estranha colisão galáctica a cerca de 670 milhões de anos-luz de distância. Seu cabo de guerra gravitacional produziu uma estranha forma de anel, onde os dois núcleos galácticos estão relativamente próximos e as "plumas" da estrela formam um círculo.

O telescópio detectou a fusão usando sua antiga Câmera Avançada para Pesquisas, que ajudou a detectar galáxias estranhas e até matéria escura . Os pesquisadores estão usando o hardware orbital para construir uma lista de observações de acompanhamento para o muito mais novo telescópio James Webb, que às vezes tem sido usado em conjunto com o Hubble para estudar objetos espaciais.

Você pode não ver o Hubble liderando essas descobertas por muito mais tempo. O telescópio sofreu uma série de falhas de sistema nos últimos anos e espera-se que caia na Terra em 2030 se não houver intervenções. Embora a NASA e a SpaceX estejam considerando aumentar a órbita do Hubble para mantê-lo ativo, essa vida útil estendida não é garantida. Esta colisão galáctica pode representar um dos últimos sucessos do telescópio, mesmo que o observatório ainda tenha anos no espaço.

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado em 1990 e opera nas condições desafiadoras do espaço há mais de 30 anos, uma vida útil notável. O Hubble vê principalmente em comprimentos de onda ópticos (visíveis) e ultravioleta. A energia necessária para o funcionamento desse equipamento é captada por intermédio de dois painéis solares de aproximadamente 30 m2 cada. A massa total do telescópio é de aproximadamente onze toneladas.




Outras Not?cias

Vídeos Destaques

Barragem rompe e deixa cidade inundada após fortes chuvas na Paraíba

Emocionante! Mendigo dá exemplo de amor ao próximo

Em Bananeiras: touro invade campo e provoca correria em jogo do Paraibano Sub-15

Mais Lidas