Fim de semana tem chuva de meteoros e fenômeno é observado na PB

30/07/2016

 Está prevista para acontecer durante este fim de semana a chuva de meteoros Delta Aquarídeas. Estudos indicam que cerca de 20 meteoros poderão ser observados por hora. O fenômeno será visível em todo o planeta.

Em cidades do interior, onde o céu costuma ser mais escuro e limpo, a visualização da chuva de meteoro é mais fácil. Na Paraíba, câmeras instaladas em Campina Grande, Princesa Isabel e João Pessoa registram o espetáculo da natureza.

"A luminosidade do ambiente costuma interferir de forma negativa na observação, então é indicado para quem deseja contemplar uma chuva de meteoro procurar lugares com céu mais escuro", aconselha o empresário e astrônomo amador Marcelo Zurita, da Associação Paraibana de Astronomia, ao apontar o Sertão como o lugar mais ideal para apreciação do fenômeno. 

De acordo com especialistas, o melhor momento para observar a Delta Aquarídeas é entre as duas e três horas da madrugada. Para quem está no hemisfério sul, como é o caso do Brasil, a visão promete ser ainda mais privilegiada. A dica para observar o fenômeno é olhar em direção ao Norte.

As chuvas de meteoro ocorrem quando a Terra cruza a órbita de um cometa. Quando é aquecido pela proximidade com o Sol, o corpo celeste perde pedaços. Os detritos se chocam com atmosfera exterior do planeta e se evaporam como meteoritos ou estrelas.

No caso do fenômeno Delta Aquarídeas, a ligação é com o cometa 96P/Machholz, que foi descoberto há 30 anos por um astrônomo amador. 

Portal Correio 

 




Outras Not?cias

Vídeos Destaques

Barragem rompe e deixa cidade inundada após fortes chuvas na Paraíba

Emocionante! Mendigo dá exemplo de amor ao próximo

Em Bananeiras: touro invade campo e provoca correria em jogo do Paraibano Sub-15

Mais Lidas