Campina Grande realiza encontro de robótica e apresenta projetos

25/11/2015

Começa nesta quarta-feira (25) o I Encontro de Robótica de Campina Grande. O evento acontece no Museu Vivo da Ciência Professor Lynaldo Cavalcanti a partir das 9h (horário local). O encontro reúne estudantes, professores, pesquisadores e autoridades nas áreas de ciência tecnologia e inovação e é aberto ao público.

Na ocasião a prefeitura de Campina Grande e a UFCG vão assinar um acordo de cooperação técnico-científica. O convênio batizado por ‘FelizCidade‘ tem como objetivo desenvolver projetos voltados à integração do ensino, pesquisa e extensão. A ação deve beneficiar pesquisadores, professores e estudantes das universidades públicas locais e de escolas de ensino fundamental e médio na cidade.

De acordo com Hércules Lafite, secretário municipal de Ciência e Tecnologia, o evento é uma oportunidade para interessados em conhecer os projetos de robótica desenvolvidos por pesquisadores, professores e estudantes nas instituições públicas do município. "Será uma oportunidade para reunir todas as entidades que possuem trabalhos na área da robótica. É um incentivo para que as pessoas conheçam a robótica e os projetos desenvolvidos em Campina Grande", explica Lafite.

Na ocasião, os participantes também vão poder interagir com os expositores, participando das demonstrações de robôs criados com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e incentivar a interação entre homem-máquina. Segundo Lafite o objetivo é mostrar ao público que a robótica está mais perto da população do que muitos imaginam.

Para os organizadores do evento, essa será também uma oportunidade para o desenvolvimento de carreiras profissionais nessa área. Além da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participam do evento a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Escola Técnica Redentorista, Facisa, Senai e escolas da rede pública de ensino.

Projeto ‘FelizCidade‘
Ainda de acordo com Lafite a prefeitura vai disponibilizar um espaço de estudos na Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, enquanto a UFCG vai coordenar os trabalhos sob orientação do professor Marcelo Alves Barros, que implementou uma versão piloto do ‘Projeto FelizCidade‘ durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, realizada em outubro no Parque da Criança.

O projeto vai levar o ensino experimental por meio de vivências que modelam problemas da cidade, criando conexões reais com componentes curriculares do ensino fundamental e médio e com as carreiras profissionais ofertadas pelas universidades.“FelizCidade” será permanente e com início no próximo semestre letivo.

G1




Outras Not?cias

Vídeos Destaques

Barragem rompe e deixa cidade inundada após fortes chuvas na Paraíba

Emocionante! Mendigo dá exemplo de amor ao próximo

Em Bananeiras: touro invade campo e provoca correria em jogo do Paraibano Sub-15

Mais Lidas