Paraibana que mora no Canadá se veste de Ala Ursa em tempestade de neve para comemorar carnaval

18/02/2023
Professora de arte não deixou que o frio fosse um empecilho para ela homenagear o Carnaval Tradição de João Pessoa
Professora de arte não deixou que o frio fosse um empecilho para ela homenagear o Carnaval Tradição de João Pessoa
Uma professora de arte paraibana prestou uma homenagem diferenciada ao Bloco do Cafuçu e ao Carnaval Tradição de João Pessoa. Ana Cristina Lucena confeccionou uma fantasia de Ala Ursa e se vestiu a caráter, enfrentando uma sensação térmica de menos -13º C, no Canadá.
 
A ala ursa, também conhecida como “La Ursa” em alguns lugares do Brasil, é uma manifestação cultural carnavalesca em que o personagem principal é um urso (ou outros animais), acompanhado por uma bateria.
 
Em João Pessoa, faz parte do Carnaval Tradição que reúne há mais de cem anos a cultura e o ritmo das comunidades da capital. Entretanto, os blocos de ala ursa começam a circular pelas ruas da cidade meses antes da festa, com o objetivo de arrecadar fundos para o desfile.
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube
 
Ela contou à TV Cabo Branco que mora com os filhos e o marido há alguns anos no Canadá, país que ela migrou para se dedicar aos estudos. Porém a saudade da Paraíba sempre ficou, principalmente a nostalgia ao lembrar de como era brincar nas prévias carnavalescas na capital do estado.
 
A professora cita blocos como Muriçocas do Miramar, Muriçoquinhas, Cafuçu, Bloco da Saudade, entre outros que ela e o marido costumavam curtir na capital.
 
Ana Cristina ressalta ainda que a ação também é uma forma de conectar seus filhos com a cultura de seu povo.
 
O Carnaval Tradição de João Pessoa começa neste sábado (18) e vai até a segunda-feira (20).
 
Durante três dias, irão desfilar pela avenida Duarte da Silveira tribos indígenas, grupos de maracatu, clubes de frevo e outras manifestações tradicionais da cultura popular.
 
De acordo com a Prefeitura de João Pessoa, o desfile acontece há mais de cem anos. Todos os anos, as melhores agremiações são premiadas. O resultado será divulgado na terça-feira (21).
 
G1 PB



Outras Not?cias