Governo e Azul Viagens lançam roteiro Paraíbe-se e Mapa Turístico da Paraíba, em Campina Grande

25/01/2024

O Paraíbe-se, roteiro integrado de turismo que tem Campina Grande como destino indutor, foi lançado nesta quarta-feira (24) pelo Governo do Estado e a Azul Viagens em evento no Escritório de Representação, com apresentações artísticas e uma homenagem às crocheteiras do distrito do Marinho, em Boqueirão. O roteiro tem o objetivo de evidenciar os atrativos turísticos das cidades de Campina Grande, Queimadas, Boqueirão, Cabaceiras, Areia, Bananeiras e Araruna.
 
De acordo com o vice-governador Lucas Ribeiro, a formatação do Paraíbe-se é resultado do protagonismo de vários atores que representam a riqueza cultural da Paraíba, somado às ações administrativas estaduais. “Este é um roteiro que tem a identidade dos artistas, dos técnicos e gestores de turismo, do povo paraibano e das ações do Governo do Estado. Através de incentivos fiscais que têm atraído mais voos das companhias aéreas, da promoção de destinos turísticos e da execução de obras como a construção do Centro de Convenções de Campina Grande, por exemplo, o governador João Azevêdo tem proporcionado este ambiente favorável para a interiorização e fortalecimento do turismo em toda a Paraíba. Vamos avançar ainda mais”.
 
A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, falou sobre a importância do fomento ao turismo e do roteiro integrado. “É um trabalho diferenciado com a valorização das riquezas culturais e a história do nosso estado numa experiência de aventura, religiosidade e gastronomia, além da degustação de cachaças, através da rota dos engenhos, entre outros atrativos que vão trazer o desenvolvimento do turismo e recursos para a região”.
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube
 
O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, destacou o empenho de todo o setor. “O roteiro foi muito bem conduzido e esse trabalho de base foi fundamental para hoje deflagrarmos o processo de interiorização do turismo em Campina Grande com a colaboração dos gestores de turismo que vão colaborar para estimular este produto plural e gerar avanços econômicos e sociais”.
 
Segundo a gerente de Produtos da Azul Viagens, Giuliana Mesquita, o roteiro Paraíbe-se é uma imersão cultural e gastronômica única. “Este produto é uma imersão cultural e gastronômica que não tinha visto antes, não tínhamos um roteiro único como esse na prateleira de turismo. A Azul tem o compromisso de promover e inserir este roteiro integrado e o destino no mapa do turismo, bem como as demais companhias porque o trabalho não é só nosso, mas será desenvolvido por todos “.
 
O roteiro Paraíbe-se é resultado de uma parceria público-privada entre o Governo do Estado, por meio da Setde/PBTur, prefeituras e instituições como a Azul Viagens, Sebrae/PB, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Campina Grande (Sindcampina), Fecomércio, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH/PB) e Luck Receptivo.
 
Mapa Turístico - Durante o evento também foi lançado o mapa turístico da Paraíba 2024. A nova configuração do mapa conta com 60 municípios paraibanos que também figuram no mapa nacional. A expectativa é de que, até o final deste ano, mais 20 municípios entrem no mapa, como resultado do fortalecimento e da interiorização do turismo como atividade propulsora de geração de emprego, renda e desenvolvimento.
 
Estiveram presentes ao evento, o ex-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro, os secretários executivos de Articulação Política, João Paulo Freire, o secretário executivo da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, André Ribeiro, o secretário executivo de Turismo, Delano Tavares, a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB, Regina Medeiros, o secretário de diretor do Aeroporto João Suassuna, Luciano Rodrigues, o presidente do Sindicampina, Divaildo Júnior, o presidente do Paraíba Convention & Visitours Bureau, Agnes Leite, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Tâmela Fama, e o coordenador municipal de turismo, Pablo Jatobá, os prefeitos de Cabaceiras, Tiago Castro e Marcos Freiras, de Boqueirão, os vereadores de Campina Grande, Bruno Faustino, Dona Fátima e Rostand Paraíba, entre outros representantes de entidades do segmento turístico e gestores de cidades que integram o roteiro.

Bananeiras Online com Assessoria



Outras Not?cias