Provas do Enem foram canceladas em dois locais por falta de energia

05/11/2018
Campus do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) (Uni-Facef/Divulgação)
Campus do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) (Uni-Facef/Divulgação)

A aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi cancelada em pelo menos dois locais neste domingo 4 por conta da falta de energia elétrica por um período prolongado de tempo: em uma universidade de Franca, no interior de São Paulo; e em uma escola de Porto Nacional, em Tocantins. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, os alunos afetados pela decisão poderão refazer a prova nos dias 11 e 12 de dezembro. O órgão não soube informar quantos alunos foram afetados com a decisão. 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

Segundo a assessoria de imprensa do Inep, a decisão de cancelar a prova por falta de luz partiu do consórcio aplicador do exame, que ainda não apresentou as razões. Estudantes que faziam a prova na cidade de Franca ficaram revoltados, pois o cancelamento da prova ocorreu no fim do dia, quase cinco horas após o início da falta de luz. A maioria dos estudantes ainda estava em sala, tinha resolvido as questões e não queria ter de refazer o exame, pois a nova data pode coincidir com outros vestibulares. 

Em Porto Nacional (TO), os alunos foram liberados por volta das 14h por causa da falta de energia elétrica, que fez com que os aparelhos de ar condicionado das salas parassem de funcionar. Há relatos de alunos que teriam passado mal em sala por causa do excesso de calor. Segundo o Inep, só será possível confirmar as causas do cancelamento do exame na segunda-feira (5).

O exame

O primeiro dia de provas do Enem começaram às 13h30 (horário de Brasília) deste domingo e, além da redação, foram aplicadas as provas de linguagem (português) e ciências humanas. O tema da redação foi “Manipulação do comportamento do usuário por meio do controle de dados na internet. A segunda prova, com 90 questões de matemática, biologia, física e química será realizada no próximo domingo (11). 

Veja.com




Outras Not?cias

Vídeos Destaques

Barragem rompe e deixa cidade inundada após fortes chuvas na Paraíba

Emocionante! Mendigo dá exemplo de amor ao próximo

Em Bananeiras: touro invade campo e provoca correria em jogo do Paraibano Sub-15

Mais Lidas