Os professores passaram por treinamento na última semana para que as aulas pudessem ser iniciadas nesta segunda.
O secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, explicou que “dada a excepcionalidade, percebemos a necessidade de, durante o regime, desenvolver atividades pedagógicas que considerem o currículo escolar, como também o momento que vivenciamos atualmente. Por isso, serão baseadas em grandes eixos que promovem novas formas de trabalhar as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas por todos os estudantes da Rede Estadual”.
Ferramentas utilizadas
A Secretaria disponibilizou a plataforma online ‘Paraíba Educa’ (https://paraiba.pb.gov.br/paraibaeduca) , que reúne todas as informações sobre Regime Especial de Ensino, assim como os recursos educacionais, documentos legais e pedagógicos norteadores, além de promover o contato direto entre estudantes, professores, gestores e a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT).
Além da plataforma Paraíba Educa, também serão utilizados os seguintes recursos:
Google Classroom: Trata-se de uma plataforma virtual para aulas online, que serão organizadas pelas próprias escolas. Esta ferramenta será incorporada pelas turmas devidamente matriculadas na Plataforma SABER da SEECT.
Aplicativo Paraíba Educa: Permitirá o acesso dos estudantes e professores ao Google Classroom e à Plataforma SABER.
Videoaulas: A SEECT vai disponibilizar uma grade de programação para todas as etapas de ensino a ser exibida em canal aberto em diferentes regiões do estado.
Redes sociais: Serão ferramenta de interação entre equipes escolares, estudantes e famílias em grupos oficiais das turmas criados por cada escola. Também serão utilizadas para o envio de roteiros de atividades estruturadas para as famílias e estudantes.
Ensino Infantil - Para as famílias dos estudantes da Educação Infantil, serão encaminhadas propostas de atividades interativas e lúdicas, na perspectiva do desenvolvimento e fortalecimento das dimensões afetiva e sócio emocional das crianças. Estas propostas serão disponibilizadas por meio de roteiros de estudos sistematizados, que serão produzidos pelos professores e validados pela coordenação pedagógica de cada escola. Para atender aos alunos do Ensino Infantil serão utilizadas o Paraíba Educa, as redes sociais e videoaulas.
Primeiros anos do Ensino Fundamental - A interação com a tecnologia das crianças dessa fase se amplia, mas dada a realidade de que ainda estão em processo de alfabetização e a necessidade de um acompanhamento maior por parte das famílias, optou-se por utilizar uma estratégia semelhante à educação infantil. Para tanto, será feito o encaminhamento remoto de atividades lúdicas e pedagógicas às famílias e aos estudantes, além de um programa de TV com programação centrada na estimulação da leitura, escrita, matemática e letramento científico dos estudantes, partindo dos eixos norteadores apontados pela SEECT.
Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio - Os estudantes matriculados em todas as modalidades dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio terão acesso às atividades por meio de roteiros de estudo, disponibilizados por meio das salas virtuais disponíveis na Google Classroom, videoaulas, meio físico ou outros. Os Professores do Ensino Regular deverão manter parcerias pedagógicas com o professor da Sala de Recursos Multifuncionais no sentido de que este professor seja um orientador de metodologias diferenciadas, a partir da real necessidade educacional desses estudantes.
Acessibilidade
Para os estudantes com surdez, que fazem uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), será disponibilizada a presença de um intérprete nas salas virtuais, este articulado pela equipe gestora da escola e respectiva Gerência Regional de Ensino, e material pedagógico acessível. Para os estudantes com Deficiência Visual, os materiais serão disponibilizados em modo textual e deverão estar em formato PDF, para que ele possa acessá-lo utilizando as tecnologias assistivas de leitura de tela.
O material será distribuído em formato impresso nos casos em que a gestão da escola constatar a impossibilidade do estudante acessar as plataformas ou redes sociais disponíveis. A logística da distribuição será definida por cada escola, de acordo com sua realidade, em diálogo com a Gerência Regional e a SEECT.
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