Aluno deve começar por biologia, controlar o tempo e deixar exatas para o fim

11/11/2023
Candidatos terão cinco horas para responder a 90 questões e precisam adotar estratégia para ler os enunciados
Candidatos terão cinco horas para responder a 90 questões e precisam adotar estratégia para ler os enunciados
 
Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vão encarar hoje mais uma maratona de 90 questões, que encerram os dois dias de aplicação do teste.
 
Eles devem consultar o local de prova novamente e chegar com uma hora de antecedência para o fechamento dos portões, que ocorre às 13h. Os candidatos terão até as 18h30 para resolver os enunciados de exatas e biológicas.
 
A dica de ouro dos especialistas ouvidos pelo R7 é saber controlar o tempo e, principalmente, começar pelas questões mais fáceis, o que é algo bem pessoal, mas, para a maior parte dos estudantes, costuma ser a área de biológicas.
 
Dessa forma, o aluno pula as de nível médio e difícil e depois volta, com mais tempo, para tentar resolvê-las ao longo das cinco horas. Outra recomendação é tentar encontrar a resposta fazendo uma leitura atenta do próprio enunciado, já que o Enem é conhecido por não cobrar tanto fórmulas e conhecimentos mais específicos — e, sim, um conteúdo mais próximo do cotidiano.
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube
 
"O aluno deve se preocupar em não chutar aleatoriamente alternativas que, se ele tivesse tido tempo de ler com calma, talvez pudesse acertar usando a famosa regra de três ou até chutando de forma mais consciente, eliminando as respostas mais absurdas", diz o professor Marcus Oliveira, da plataforma de estudos online Descomplica.
 
E é preciso, claro, ir organizando o tempo conforme o andamento do exame. "Crie uma estratégia de desapego, pulando as questões de cálculo mais complicado para se beneficiar desse tempo extra e fazer uma prova mais confortável", conclui Oliveira.
 
 

Biologia

Para o professor Paulo Jubilut, da plataforma pré-vestibular Aprova Total, as questões de biologia são tipicamente as mais fáceis mesmo. Por isso, ele recomenda começar por aí.
 
"O principal é se atentar ao comando da questão e não confundir os termos da área", afirma.
 
Outra dica é compreender bem a definição dos prefixos e sufixos, usando esse conhecimento para reduzir o número de palavras complicadas a decorar.
 
 

Matemática

Em matemática, entender o processo por trás de um cálculo é mais proveitoso do que aplicar uma fórmula mais complexa e trabalhosa. Esteja atento e não ignore dados fornecidos pelo texto para não precisar ficar relendo a questão. E tome muito cuidado ao arredondar os números, principalmente se for para baixo.
 
 

Física

Mais uma vez, os enunciados podem dar dicas se o problema envolve uma conta complexa, uma simples regra de três ou apenas interpretação de texto.
Você pode adotar outra estratégia e fazer primeiramente uma leitura dinâmica, destacando as principais informações. Se for um problema que necessite de cálculo, grife os dados e os comandos ou escreva-os no canto da página.
 
 

Química

A equipe do Aprova Total recomenda começar pelas questões com os enunciados mais curtos e diretos. E, por consequência, deixar os exercícios mais demorados para o final. Verifique o problema antes de ler todo o texto — apesar de o Enem ser baseado fortemente na interpretação, às vezes não é necessário ler o texto por inteiro para entender o que está sendo pedido.


R7



Outras Not?cias