PEC da Transição é aprovada no Senado com vitória confortável para Lula

11/12/2022
Foram 64 votos a favor e apenas 16 contra no primeiro turno e 64 a 13 no segundo, bem acima da exigência mínima de 49 votos
Foram 64 votos a favor e apenas 16 contra no primeiro turno e 64 a 13 no segundo, bem acima da exigência mínima de 49 votos
O Senado aprovou nesta quarta-feira (7) em dois turnos e por ampla margem de votos a PEC da Transição que expande por dois anos o teto de gastos em 145 bilhões de reais para o pagamento do Bolsa Família de 600 reais, conferindo ao governo eleito uma vitória em seu primeiro grande teste no Legislativo.
 
Com placares folgados –foram 64 votos a favor e apenas 16 contra no primeiro turno e 64 a 13 no segundo, bem acima da exigência mínima de 49 votos para a aprovação–, senadores chancelaram o texto acordado pelo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Concluída a tramitação no Senado, a PEC segue agora à Câmara dos Deputados, onde deve ser anexada a uma outra proposta como forma de agilizar sua votação na Casa. O senador eleito Wellington Dias, designado por Lula para coordenar diálogos e movimentos em torno do orçamento, comemorou o resultado na Casa parlamentar.
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube
 
“Aprovada a PEC do Bolsa Família colocando R$ 145 bilhões para que a gente tenha a adequação do orçamento para o próximo ano e a garantia de recursos para os mais pobres, colocando-0s no orçamento, como foi o compromisso do presidente Lula”, disse.
 
“A PEC garante o funcionamento do serviço público e recursos para investimentos. Ou seja, aquilo que é essencial para a estabilidade e para que a gente tenha as condições em dois anos de ter uma âncora fiscal. Eu tenho confiança que também na Câmara Federal haverá essa mesma sensibilidade do Senado de votar pelo Brasil e por quem mais precisa”, complementou Wellington Dias.
 
O placar também se mostrou favorável ao próximo governo quando o plenário do Senado analisou emendas com potencial de reduzir as aspirações da equipe de transição.
 
WScom



Outras Not?cias