Orientação para reter dividendos da Petrobras veio de Lula e seus auxiliares diretos, diz Prates

16/03/2024
Foto: Agência Petrobras
Foto: Agência Petrobras
presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, rebateu em suas redes sociais, nesta quarta-feira (13), questionamentos à administração da estatal em função da retenção de dividendos extraordinários promovida pelo Conselho de Administração. A decisão do colegiado, segundo ele, foi orientada pelo "presidente da República e pelos seus auxiliares diretos".

 

Prates escreveu que falar em "intervenção" na empresa é "querer criar dissidências, especulação e desinformação". Segundo ele, o mercado "ficou nervoso" que foram retidos dividendos extras a "caráter de adiamento e reserva".

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube

"É preciso de uma vez por todas compreender que a Petrobras é uma corporação de capital misto controlada pelo Estado brasileiro, e que este controle é exercido legitimamente pela maioria do seu Conselho de Administração. Isso não pode ser apontado como intervenção! É o exercício soberano dos representantes do controle da empresa", disse Prates.

Na semana passada, a estatal anunciou a retenção de dividendos extras avaliados em R$ 43,9 bilhões, frustrando o mercado. Na sexta-feira (8), a companhia chegou a perder R$ 56 bilhões em valor de mercado devido ao temor de ingerência política do governo na Petrobras. Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a petroleira não tem que pensar apenas em acionistas, mas em investimentos.

Nas redes sociais, Prates defendeu a escolha dos conselheiros indicados pela União e representante dos trabalhadores, que votaram em bloco pelo não pagamento dos proventos extraordinários. Exceção ao movimento, o presidente da Petrobras, que é indicado da União, se absteve após a proposta de sua diretoria — de pagar 50% do valor e reter 50% — ter sido ignorada pelo colegiado.

"É legítimo que o CA [Conselho de Administração] se posicione orientado pelo presidente da República e pelos seus auxiliares diretos, que são os ministros. Foi exatamente isso o que ocorreu em relação à decisão sobre os dividendos extraordinários", afirmou.

Segundo Prates, quem não compreende ou não quer compreender essa dinâmica de uma companhia aberta de capital misto com controle estatal vê nisso "intervenção indevida".

"Vamos voltar à razão e trabalhar para executar, eficaz e eficientemente, o Plano de Investimentos de meio trilhão de reais que temos pelos próximos cinco anos, gerar empregos, renda pesquisa, impostos e também lucro e dividendos compatíveis com os nossos resultados e ambições", finalizou.

por Agência Estado




Outras Not?cias