Colunista Jofre Garcia



  • Dos Sonhos Despedaçados a Fé Renovada

    31/12/2017

    “Então lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo que os profetas disseram”

      Lucas 24.25


                    Muitas vezes nos sentimos como os discípulos a caminho de Emaús: cansados e frustrados. Decepcionados com Deus! Sentindo que nossas esperanças e sonhos foram despedaçados. Mas, quando buscamos a razão desse sentimento, vamos encontrar como o agente causador a mania de colocarmos os valores de Deus de acordo com os nossos desejos e expectativas pessoais e egoístas.

                    O resultado dessa frenética construção (des) humana é o homem do estresse. Que não consegue digerir uma resposta negativa. Não enxerga a derrota como elemento pedagógico de aprendizado, e que não quer receber, nem mesmo de Deus, outra coisa que não seja sua vitória e triunfo. Este homem está sempre no centro das atenções, tudo gira em torno dele e já não lembra que em todas as coisas existe um projeto divino e é esse plano que o Criador segue. Quanto a nós, devemos está conectados nele para o nosso bem emocional, vivencial e espiritual.

                    Os discípulos que seguiam para Emaús foram testemunhas de muitos dos feitos, ensinos e palavras poderosas de Jesus. Eles criam no Messias, no Emanuel prometido (Isaias 7.14), no Profeta predito por Moisés (Deuteronômio 18.15), que se manifestaria no tempo do Reino de Deus (Isaias 9.7). Eles viram em Cristo as características que o credenciava como o tal, no entanto, eles processavam todos os acontecimentos e expectativas messiânicas de acordo com as suas próprias expectativas, acrescidas do ufanismo exacerbado dos israelitas. Por isso, a morte de Jesus na cruz pareceu-lhes o fim de tudo, uma frustração sem tamanho, um sonho despedaçado.

                    Até que o próprio Cristo socorre-os na solidão daquela estrada e com uma amorosa repreensão demonstra nas Sagradas Escrituras que tudo o que lhe havia acontecido atendia às exigências do Pai, já descritas e profetizadas em pormenores (Lucas 24.24-27). O resultado desse encontro foi a compreensão real de toda a história processando-a de acordo com a vontade de Deus e não do homem, sossegando o coração e renovando a fé, a esperança e o amor daqueles irmãos (Lucas 24.32).

                    Portanto, quando o nosso relacionamento com Deus é baseado nos seus propósitos e direcionamos nossa vida para cumpri-los, saberemos perceber que mesmo os aparentes fracassos serão transformados em retumbantes triunfos. E mesmo quando a estrada for árida, sinuosa e torturante, Ele, que é O Caminho nos socorrerá fazendo-nos ver seus planos perfeitos e restaurando nossas forças assim como a águia se renova (Isaias 40.31).

                    Em Cristo, na Fé e no Caminho.  

    Jofre Garcia Luna 

    Bacharel em Teologia Sistemática - FATEN (Faculdade Integrada de Teologia) 

    Pós-Graduação em Ciência da Religião - FATEN 

    E-mail: presbiterojofre@gmail.com