Fiscalizações apontam irregularidades em dois presídios da PB

21/08/2017
Relatórios da Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Nutricionistas sobre irregularidades de presídios foram entregues ao MPPB. (Foto: Krystine Carneiro/G1)
Relatórios da Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Nutricionistas sobre irregularidades de presídios foram entregues ao MPPB. (Foto: Krystine Carneiro/G1)

Relatórios da Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Nutricionistas apontaram irregularidades no Presídio Sílvio Porto e no presídio Regional de Cajazeiras, no Sertão paraibano. O Ministério Público da Paraíba, através de publicação no diário oficial eletrônico na sexta-feira (18), fixou um prazo máximo de 30 dias para que as unidades prisionais iniciem a correção das falhas apresentadas.

Segundo os relatórios, no Presídio Sílvio Porto a área de refeitório dos agentes penitenciários apresentam o forro danificado e a ausência de lavatório para higiene das mãos. Os pavilhões foram considerados inadequados e com a estrutura de alvenaria comprometida. Na cozinha foram detectadas fiações expostas, bancadas sem revestimento e falta de nutricionistas com habilitação para planejamento de refeições. 

 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

A reportagem do G1 tentou contato com o gerente do Sistema Penitenciário da Paraíba, João Paulo Ferreira, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno.

Outro irregularidade encontrada pelos agentes de saúde que foram ao presídio Sílvio Porto diz respeito aos produtos de limpeza que foram encontrados sobre os alimentos que servem os detentos, além de caixas de esgoto sem tampa ou com a tampa danificada.

Já no Presídio Regional de Cajazeiras, os representantes da Agência Estadual de Vigilância Sanitária constataram que o reservatório da unidade é insuficiente para suprir a quantidade de presos, ausência de nutricionistas no quadro profissional e reduzido efetivo de agentes penitenciários.

O diretor do Presídio de Cajazeiras, Tales Almeida, disse que as irregularidades apontadas nos relatórios da Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Nutricionistas são de visitas antigas e que boa parte dos problemas já foram sanados. Ainda conforme o diretor, a unidade prisional é, atualmente, apresenta uma das melhores estruturas da Paraíba. 


Do G1PB




Outras Not?cias