Reitora, prefeitos, vereador e diretores de Centros discutem criação da Universidade Federal do Brejo

16/07/2017

A reitora Margareth Diniz atendeu, em seu gabinete, na quinta (13), os prefeitos de Remígio, Melchior Batista; de Solânea, Kayser Nogueira; e o vice-prefeito de Bananeiras, Guga Aragão, acompanhados dos diretores dos campi II e III da UFPB, Manoel Bandeira e Teresinha Domiciano, respectivamente. Na pauta, o grupo solicitou apoio para discutir a viabilidade técnica de criação da Universidade Federal do Brejo.

 

“Entendemos que nosso primeiro encaminhamento deveria ser uma reunião para ouvir a reitora Margareth, para que ela possa nos auxiliar em uma discussão inicial. Será um trabalho em duas direções. Vamos discutir junto à comunidade acadêmica a possibilidade dessa criação, ouvindo todos os interessados, e também procurar a via política, conversando com as lideranças da Paraíba”, ressaltou a diretora do Campus de Bananeiras, Teresinha Domiciano.

 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

 

O vereador de Bananeiras, Ramom Moreira, também presente na reunião, é o autor da ideia que prevê a criação da nova instituição de ensino. Ele agradeceu a audiência com a reitora e afirmou que já tem conversado com deputados federais da região, que se mostraram receptivos à ideia. “Uma universidade em nossa região seria imprescindível para o nosso desenvolvimento. Somos uma região rica em recursos naturais”, acrescentou.

 

Leia mais: Ramom Moreira defende a criação de Universidade Federal do Brejo

 

A reitora Margareth Diniz afirmou aos presentes que apoia a discussão. No entanto, lembrou que a proposta de criação de uma universidade na região não é recente e que já existe um projeto de lei tramitando no Congresso Nacional sobre o assunto. A reitora contou também que a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) tem um grupo de trabalho atuando nessa temática sobre abertura de novas universidades, campi e cursos.

 

Conforme solicitação dos presentes, a reitora se comprometeu a criar uma comissão para tratar da viabilidade técnica da proposta, uma vez que os campi de Areia e Bananeiras comporiam a instituição de ensino idealizada. Essa comissão será formada pelos diretores dos dois campi e por representantes da gestão.

 

Na reunião, estiveram presentes ainda a vice-reitora Bernardina Freire, o chefe de gabinete Raimundo Barroso Jr, o prefeito universitário João Marcelo Macedo, o pró-reitor de gestão de pessoas Francisco ramalho e o diretor do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN/UFPB) Edvaldo Beltrão.


Bananeiras Online com Assessoria




Outras Notícias