Colunista Nelcimar Rodrigues



  • 20 anos do Carmelo em Bananeiras

    28/05/2019

    “Louvado seja Deus por trazer o Carmelo para Bananeiras”. “Viva o Carmelo em Bananeiras!”. “Que benção ter uma Casa de Oração na cidade de Bananeiras!”.

    Há vinte anos, muitas das frases descritas acima foram ditas no interior da Paraíba, pois chegava à bucólica cidade de Bananeiras O CARMELO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E MADRE TEREZA, no dia 30 de maio de 1999.

    Na época, o então Bispo da Diocese de Guarabira, Dom Antônio Fernandes Muniz foi o responsável pelo acolhimento das irmãs carmelitas.

    Uma grande alegria se instalou na cidade de Bananeiras, que fica aproximadamente 140 km de distância da capital João Pessoa-PB, e que naquele dia, testemunhou com muita festa a procissão das Irmãs Carmelitas, saindo da Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento para o Carmelo Provisório.

    Vinda da cidade de Itaguaí-RJ, baixada fluminense, Madre Teresinha do Menino Jesus, O.C.D. e Irmã Maria da Glória, O.C.D foram fundadora e co-fundadora respectivamente do Carmelo Sagrado Coração de Jesus e Madre Tereza. Junto com elas estavam três professas solenes: Irmã Clemência do Bom Pastor, Irmã Elianira de Santo Elias e Irmã Maria do Carmo de São José, que mais tarde voltou para o Rio de Janeiro e foi acolhida pelo Carmelo de Petrópolis. Ainda formavam o grupo de irmãs carmelitas, quatro professas simples e uma postulante.

    De lá pra cá, muita coisa aconteceu no Brasil e no Mundo, e o Carmelo Sagrado Coração de Jesus e Madre Tereza passou por várias etapas. Uma delas foi a Construção do Novo Espaço de Oração para as Monjas Contemplativas, onde atualmente vivem, num local de beleza rara na cidade de Bananeiras.

    Antes, porém, da construção do Novo Carmelo, Madre Teresinha do Menino Jesus, teve uma grande visão e idealizou a construção de uma Escola chamada Nossa Senhora do Carmo, que pudesse transformar a vida daquela comunidade, que vive em torno da área onde seria a nova morada. Já dizia Paulo Freire: “Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!”

    Fazia sentido ter um templo de conhecimento ao lado de um templo de oração e graças a ajuda de muitas pessoas amigas do Carmelo e de muita oração de Madre Teresinha e suas companheiras de fé, os desafios de erguer esses dois símbolos de amor ao próximo, foram concluídos.

     Nestes últimos 20 anos, muitas pessoas que buscavam conforto espiritual, uma palavra amiga, uma orientação em momentos de dúvidas, foram atendidas pelas Monjas Contemplativas. De fato, é um grande privilégio contar com as orações das Irmãs Carmelitas, para que tenhamos uma sociedade mais justa, digna, que valorize a natureza e a vida comunitária como forma de construir o Reino de Deus no nosso entorno, bairro, cidade, país e no mundo.

    Vida longa ao CARMELO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E MADRE TEREZA e que em seu caminho surjam mais pessoas amigas que possam ajudar em sua manutenção e existência, que está precisando de muita ajuda!

    Nelcimar Rodrigues dos Santos

    Siga-me no Twitter: @brejocultural