Colunista Manoel Luiz



  • Universidade Federal do Brejo: quem será o pai da criança?

    23/07/2017

    Esta semana tivemos a grata informação, através das redes sociais, que a comunidade  de liderança política e educacional de Bananeiras estão se manifestando para a criação de uma nova Universidade Federal do Brejo, envolvendo o Campus de Areia e de Bananeiras, respectivamente, os dois únicos centros universitários pertencentes à Universidade Federal da Paraíba, desmembrarão desta e germinando  uma outra independente com  responsabilidades  e poderes  de  gerência  na  administração universitária  na região enfocada.

    A iniciativa é louvável quando se trata de um projeto que venha beneficiar a nossa região, com mais de 12 municípios e outras cidades que circundam a sub-região citada, dispondo  de uma quantidade bem representativa de  jovens já fazendo parte das atividades universitárias existentes, outros estudando em universidades particulares e do Estado,  que poderão se beneficiarem  da idéia, torna-se até viável e louvável  o pensamento.

    Porém, com a concretização do projeto, instalação do novo Campus, formação de um novo quadro de profissionais para gerir todas essas responsabilidades administratvias e de magistério, a quem recairá a responsabilidade para o perfeito funcionamento acadêmico  da nova instituição superior?

    Acreditamos que a estas alturas dos acontecimentos, muitos líderes políticos já  estão  de olho no projeto para adotar a idéia, ser o pai da criança queestar a vir, o que  não deixa de ser importante para o seu município, pois,  Bananeiras e Areia estão se candidatando para tal,  como vimos com bons olhos a reinvidicação de se instalar em municípios como Guarabira, que já tem cacife suficiente para brigar nas hostes federais pela  instalação de um Campus dessa natureza em seu território. Depois poderá vir a cidade de Araruna ou até Solânea reinvidicando obras semelhantes.

    Mas tudo bem, qualquer coisa  de beneficio  para a nossa região brejeira, com vista ao  desenvolvimento  educacional, principalmente,   será válido para a sua população, para seus profissionais, para a economia e para  os líderes políticos que estão a cada dia criando idéias profícuas  visando o desenvolvimento de uma comunidade.

    De parabéns, pois, àqueles que vem amadurecendo a iniciativa da idéia criada  e  formulada para a criação da instituição federal na região. Será através  dessas pessoas que  tem a noção de fazer alguma coisa pelos jovens de hoje, de grande importância, que, com certeza, serão  os responsáveis pela iniciativa profícua  a continuarem criando outros  projetos dessa natureza. São dignos de aplausos.

    Abraços aos idealistas do progresso!

     

    Manoel Luiz Silva –  

    colaborador, historiador