Vitamina D contra coronavírus: novos estudos mostram que funciona, sim

01/10/2020
Vitamina D: composto pode ajudar a proteger pacientes de casos graves de covid-19 (pinkomelet/Getty Images)

Um novo estudo indica que a vitamina D tem um efeito protetor contra a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, analisaram amostras de sangue de 235 pacientes que foram internados em um hospital com quadros de covid-19.

A pesquisa indicou que os pacientes que tinham pelo menos 30 ng/mL de calcidiol (ou 25-hidróxi-vitamina D) tiveram redução significativa no risco de ficarem inconscientes, terem dificuldade respiratória ou morrerem.

Segundo os pesquisadores, as amostras de sangue dos pacientes também indicou menos marcadores inflamatórios e maiores níveis de linfócitos, células do sistema imunológico.

Em outro estudo, publicado na rede científica JAMA Open Network, 21,6% das pessoas que tinham deficiência de vitamina D tiveram covid-19, enquanto 12,2% das pessoas com níveis saudáveis da vitamina foram diagnosticadas com a doença. Os dados analisados eram de 489 pacientes e foram coletados em 2019.

Ainda faltam mais estudos de maior qualidade científica para comprovar, de uma vez por todas, a correlação entre a vitamina D e a covid-19. Mas os dados já apontam que ela existe, sim.

Vale notar que não há evidência de níveis acima da média tenham alguma eficácia contra o novo coronavírus. Portanto, quem já tem níveis saudáveis da vitamina não precisa tomar suplementos para se proteger. A realização de exames de sangue solicitados por um médico ainda é a melhor forma de saber se você tem ou não a quantidade certa da vitamina D no organismo.

Por Lucas Agrela - Exame.com