Vacina Pfizer / BioNTech neutraliza variante do Brasil em estudo de laboratório

10/03/2021
A Pfizer disse acreditar que sua vacina atual tem grande probabilidade de ainda proteger contra a variante sul-africana.  (Foto: Agência Brasil)
A Pfizer disse acreditar que sua vacina atual tem grande probabilidade de ainda proteger contra a variante sul-africana. (Foto: Agência Brasil)

A vacina COVID-19 da Pfizer Inc e BioNTech SE foi capaz de neutralizar uma nova variante do coronavírus que se espalhou rapidamente no Brasil, segundo estudo laboratorial publicado no New England Journal of Medicine nesta segunda-feira. 

O sangue colhido de pessoas que haviam recebido a vacina neutralizou uma versão modificada do vírus que continha as mesmas mutações carregadas na porção espinhosa da variante P.1 altamente contagiosa identificada pela primeira vez no Brasil, estudo conduzido por cientistas das empresas e da Encontrado o Departamento Médico da Universidade do Texas. 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

Os cientistas disseram que a capacidade de neutralização era aproximadamente equivalente ao efeito da vacina em uma versão anterior menos contagiosa do vírus do ano passado. 

Leia mais: Vacina da AstraZeneca e Oxford é eficaz contra variante de Manaus, aponta estudo interno

O pico, usado pelo vírus para entrar nas células humanas, é o principal alvo de muitas vacinas COVID-19. 

Em estudos publicados anteriormente, a Pfizer descobriu que sua vacina neutralizava outras variantes mais contagiosas identificadas pela primeira vez no Reino Unido e na África do Sul, embora a variante sul-africana possa reduzir os anticorpos protetores produzidos pela vacina. 

A Pfizer disse acreditar que sua vacina atual tem grande probabilidade de ainda proteger contra a variante sul-africana. No entanto, a farmacêutica está planejando testar uma terceira dose de reforço de sua vacina, bem como uma versão reformulada especificamente para combater a variante, a fim de compreender melhor a resposta imunológica. 

Por Michael Erman - Reuters




Outras Not?cias

Vídeos Destaques

Barragem rompe e deixa cidade inundada após fortes chuvas na Paraíba

Emocionante! Mendigo dá exemplo de amor ao próximo

Em Bananeiras: touro invade campo e provoca correria em jogo do Paraibano Sub-15

Mais Lidas