Nasa estuda atacar asteroide e ensaiar possível missão para salvar a Terra

26/03/2017

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), juntamente com a Agência Espacial Europeia (ESA), estuda uma missão de ‘ensaio’ para atacar um asteroide e analisar se é possível desviá-lo de seu curso próximo ao planeta Terra.

A missão envolverá o envio de duas naves espaciais para o sistema asteroide de Didymos, descoberto em 1996 e que é composto por duas rochas em órbita. A nave espacial chamada AIM (Asteroid Impact Mission), da Europa, será lançada em 2020 e começará a orbitar Didymos em 2022. O DART (Double Asteroid Redirection Test), da Nasa, atingirá a rocha alguns meses mais tarde, de acordo com a observação dos telescópios da AIM. As agências ainda estão no processo de obter financiamento para a missão.

O objetivo final da missão é descobrir se a deflexão é a melhor forma de defesa contra uma rocha espacial perdida, pois existe o perigo de que o impacto no asteroide possa fazer com que fragmentos se rompam e potencialmente acelerem a sua trajetória. Os estilhaços também podem representar um risco para a Terra.

Portal Correio