As cidades de Campina Grande e Riachão do Bacamarte tiveram a instalação das redes de internet móvel 5G liberada a partir desta segunda-feira (27) pela Agência Nacional da Telecomunicações (Anatel).
Até o momento, segundo a Agência, outros sete municípios paraibanos já tem o uso de redes 5G liberado, entre eles João Pessoa, onde a ativação da rede de internet móvel de alta velocidade foi feita em julho do ano passado.
Segundo o planejamento feito pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), até o fim do primeiro semestre deste ano, a instalação da tecnologia deve ser liberada para mais 22 cidades do estado (veja lista no fim da matéria).
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitter, facebook, instagram e youtube
As redes 5G utilizam o mesmo espectro de frequência que as antenas parabólicas. Portanto, para contornar possíveis interferências causadas a parte dos cidadãos que utilizam antenas parabólicas da chamada Banda C, a Entidade Administradora da Faixa (EAF) da Anatel criou um programa para distribuir, gratuitamente, às famílias carentes das capitais brasileiras e que estão registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, kits contendo novas antenas digitais, conversores e cabos.
O pedido do kit e de instalação dos aparelhos pode ser feito por meio do site do Programa de Distribuição de Kits, criado pela EFA.
Cidades com rede ativa/instalação liberada
Instalação a ser liberada até 30 de junho de 2023
Veículo desgovernado atinge casa no distrito de Roma
Grave acidente deixa quatro crianças feridas na zona rural de Bananeiras
Ônibus escolar tomba e deixa ao menos dois estudantes mortos e outros feridos, no Brejo da PB