Facebook vai permitir transmissão ao vivo de suicídio

22/05/2017

 O Facebook irá oficialmente permitir que os usuários transmitam ao vivo tentativas de automutilação e suicíudio porque "não quer censurar ou punir pessoas que já estão em perigo", de acordo com documentos vazados para o jornal britânico "The Guardian" e publicados na edição deste domingo.

No entanto, as filmagens serão removidas "a partir do momento em que não há mais oportunidade de ajudar a pessoa", a menos que o incidente seja particularmente notável, completa o documento com a diretriz.

A política foi formulada sob a orientação de especialistas, dizem os arquivos obtidos pelo "Guardian", e reflete o modo como a empresa de mídia social está tentando lidar com alguns dos conteúdos mais perturbadores do site.

O Facebook disse ao "Guardian" que a preocupação da empresa em relação ao comportamento dos usuários na rede aumentou nos últimos seis meses.

Por exemplo, os moderadores da rede social foram recentemente orientados a "destacar" para os gerentes sêniores qualquer conteúdo relacionado a "13 reasons why", uma popular série da Netflix que trata do suicídio de uma estudante de ensino médio. Essa orientação se deveu ao fato de a empresa temer que a série inspirasse outras pessoas a imitarem o comportamento da personagem.

Estimativas feitas pelos os moderadores do Facebook mostram que os relatórios de potenciais automutilações no site estão subindo. Um documento elaborado no verão passado diz que os moderadores encontraram 4.531 casos de automutilação em cada duas semanas.

Os números para este ano estimam que haverá 5.016 casos em um período de duas semanas.

Os documentos mostram como o Facebook tentará entrar em contato com agências para ajudar alguém que está tentando — ou ou parece que vai tentar — suicídio.

Uma atualização de política compartilhada com moderadores nos últimos meses explicou a mudança no pensamento. Está escrito no arquivo: "Agora estamos vendo mais conteúdos de vídeo — incluindo suicídios — compartilhados no Facebook. Nós não queremos censurar ou punir pessoas em perigo que estão tentando suicídio. Especialistas nos aconselharam que o que é melhor para a segurança dessas pessoas é deixá-las transmitir isso ao vivo, desde que elas estejam envolvidas com os espectadores".

RISCO DE ‘CONTÁGIO‘ É LEVADO EM CONTA

"No entanto, por causa do risco de contágio (ou seja, algumas pessoas que veem um suicídio são mais propensas a considerar se suicidarem), o que é melhor para a segurança das pessoas que assistem a esses vídeos é que nós os removamos a partir do momento em que não há mais oportunidade de ajudar a pessoa. Também precisamos considerar o fator notícia, e pode haver momentos particulares ou eventos públicos que fazem parte de uma questão pública mais ampla que justifica não remover o conteúdo".

Os moderadores receberam instruções de "apagar todos os vídeos que descrevem um suicídio, mesmo quando esses vídeos são compartilhados por alguém que não seja a vítima, com o objetivo de aumentar a conscientização". A única exceção ocorre se o vídeo for de interesse jornalístico.

Os documentos vazados também orientam os moderadores a ignorarem ameaças de suicídio quando a "intenção é expressa apenas por meio de hashtags ou emoticons" ou quando o método proposto é improvável que seja bem-sucedido.

O Globo




Outras Not?cias