Paraíba tem a segunda menor taxa de ocupação de leitos covid no Brasil

13/05/2021

A Paraíba foi destaque na mídia nacional por ter a segunda menor taxa de ocupação de leitos para covid-19 do Brasil. Atualmente, o estado conta com 1.239 leitos, sendo 685 de enfermaria e 554 de UTI e uma taxa que varia entre 50% e 60% nos últimos 15 dias. 

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, este destaque é o resultado das medidas restritivas e ações realizadas pelo Governo do Estado no combate à pandemia. “Em abril, foram antecipados alguns feriados, prolongando por uma semana inteira no período da Semana Santa, no sentido de manter a população em casa para desacelerar a transmissão do vírus, além do toque de recolher nos municípios que apresentavam os piores números”, pontua.
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

Geraldo Medeiros explica que algumas medidas restritivas foram tomadas antes mesmo do Estado apresentar uma taxa de ocupação superior a 90%. Diminuição do tempo de funcionamento de bares e restaurantes, toque de recolher entre as 22h e 05h, a suspensão das aulas presenciais das redes públicas estadual e municipal, e alterações nos horários de expediente nos setores do comércio e da construção civil foram algumas dessas medidas publicadas em decreto estadual em março. 

O secretário reforça também que, desde julho de 2020, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) publica, quinzenalmente, o cenário epidemiológico da covid-19 na Paraíba. O documento faz parte do Plano Novo Normal de retomada gradual das atividades. Na última publicação, de 1º de maio, referente à 24ª avaliação, todos os municípios da Paraíba se apresentaram em bandeiras laranja (6%) e amarela (94%).

“Alertamos que os esforços para conter as evoluções da pandemia devem ser mantidos e dependem da decisão de cada uma das pessoas em seguir protegendo suas vidas por meio dos métodos e comportamentos reconhecidamente efetivos para conter a disseminação do novo coronavírus”, completa. 

Outra medida que implica na diminuição da taxa de ocupação é vacinação contra a covid-19. A Paraíba segue avançando com a campanha e o resultado é a diminuição da taxa de internação de pessoas acima de 80 anos. Até o momento, 728.362 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 371.915 com a segunda dose da vacina. A Paraíba recebeu um total de 1.487.110 doses de vacina e 1.388.074 já foram distribuídas aos municípios.

Bananeiras Online com Assessoria



Outras Not?cias