Idosa recebe alta após mais de 100 dias internada para tratamento da Covid, em JP

31/08/2021
Maria das Graças Laureano Lima tem 63 anos e passou 109 dias internada no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, com complicações da doença
Maria das Graças Laureano Lima tem 63 anos e passou 109 dias internada no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, com complicações da doença
Maria das Graças Laureano Lima entrou, na tarde desta segunda-feira (30), para a estatística de recuperados de Covid-19 na Paraíba. A idosa de 63 anos passou 109 dias internada no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, e recebeu alta em meio à comemoração emocionada da equipe médica.
 
Foram mais de três meses de um tratamento exaustivo. A família mora na cidade de Dona Inês, localizada a quase 150 quilômetros da capital paraibana, e precisou acompanhar tudo de longe. De acordo com as informações do hospital, Dona Maria foi internada em maio com um desconforto respiratório severo, após ter sido infectada com o coronavírus.
 
Em poucos dias o caso evoluiu e ela teve que ser intubada. Começaria, então, uma série de complicações que faria os médicos e a família terem que lidar com o medo da perda.
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube
 
Paciente do grupo de risco, além de idosa, Maria tem diabetes e hipertensão. Condições que mantiveram os médicos em alerta durante as quase 15 semanas que ela passou no hospital.
 
Em junho foi realizado o procedimento de traqueostomia. De acordo com o enfermeiro Danilo Falcão, que acompanhou toda internação da paciente, o procedimento é comum em quem está há mais de 14 dias intubado. Apesar de comum, é uma técnica invasiva, e causou mais um ponto agravante no tratamento de Dona Maria. Ela foi acometida de uma bactéria resistente e sofreu, ainda, com o quadro de pneumonia e uma parada cardiorespiratória.
 
Por causa da bactéria Maria passou a tomar uma grande quantidade de antibióticos, os medicamentos tornaram a saída da paciente do hospital inviável. Foram complicações como essa que prolongaram, em tanto tempo, o tratamento da idosa.
 
Com a piora do quadro, a família passou a receber orientações sobre cuidados paliativos, para o caso de perda das funções neurológicas, e foram preparadas até mesmo para o caso de Dona Maria não resistir.
 
Quem contou sobre os episódios foi o médico Carlo Endrigo. “Por várias vezes quase a perdemos, mas hoje ela está saindo do hospital vitoriosa. Venceu a covid e várias outras complicações. Estamos felizes por termos vencido todas as doenças que tentaram levá-la”, disse.
 
Além da alta, o que surpreendeu a equipe foi a capacidade de recuperação de Maria das Graças. Sempre cooperativa, todos afirmam que ela acreditava que melhoraria. Deixa o hospital sem sequelas graves no sistema neurológico e cardiovascular, mas terá que lidar com as sessões de fisioterapia, necessárias para reabilitação de pacientes que passam longos períodos acamados.
 
Quando questionada sobre o período no hospital, mesmo com as dificuldades da fala, Maria faz questão de demonstrar a gratidão. “Apesar de tudo, fui bem tratada e vou sentir saudade de toda equipe que cuidou de mim”, afirma a idosa.
 
G1 PB
 



Outras Not?cias