Cristãos mexicanos são perseguidos por não contribuir com festas católicas

25/04/2020
Placa na entrada da comunidade indígena Nueva Jerusalem, no México, alerta para a proibição de entrada de pastores e pregadores cristãos (Portas Abertas)
Placa na entrada da comunidade indígena Nueva Jerusalem, no México, alerta para a proibição de entrada de pastores e pregadores cristãos (Portas Abertas)

Angelina, 50 anos, e seus três filhos vivem no estado de Hidalgo, no centro-leste do México. Quinze meses atrás, o acesso a serviços de água e esgoto foi interrompido pela autoridade local depois que ela se recusou a contribuir com festas tradicionais da igreja católica, algo obrigatório em sua comunidade.

Ela e outra família protestante, que também não contribuiu, foram afastadas pela comunidade de La Mesa Limantitla, no município de Huejutla, e agora precisam caminhar 800 metros para conseguir água.

Angelina também foi informada de que não podia mais ocupar certos cargos na comunidade. Alguns amigos e vizinhos ofereceram apoio a ela e sua família, mas foram ameaçados de não mais receberem serviços básicos.

Com a chegada do Coronavírus no estado de Hidalgo, ela não tem acesso à água, muito menos ao sabão e outros itens básicos de higiene, para obter pelo menos o mínimo de proteção.

Embora tenham surgido relatos de que o governo interveio para pagar pela reinstalação de seus serviços.

Outras famílias também foram expulsas

Embora o México reconheça a liberdade das pessoas de escolher sua fé ou crença e, pela primeira vez em cinco anos, não apareça mais na Lista Mundial da Perseguição, cristãos protestantes como Angelina enfrentam pressão real.

Aqueles que se recusam a obedecer às crenças religiosas indígenas e práticas sincréticas que evoluíram a partir de sua tradição católica podem esperar rejeição e deslocamento forçado.

Em outubro do ano passado, quatro líderes cristãos foram presos e cinco famílias foram expulsas da vila de Napite, no sul do estado de Chiapas, depois de celebrar o sexto aniversário da igreja evangélica local.

As autoridades haviam avisado que prenderiam qualquer pessoa que participasse do evento, mas o haviam feito várias vezes antes, sem nunca agir sobre ele.

“Eles nos pegaram desprevenidos”, disse o pastor Ernesto, cujo nome verdadeiro está sendo retido por razões de segurança. “Não acreditamos neles quando nos disseram que iriam nos levar para a prisão”, disse ele à Portas Abertas.

As cinco famílias, um total de 40 pessoas, incluindo crianças, não tinham permissão para arrumar seus pertences antes de serem mandadas embora. Eles ficaram na casa do pastor Ernesto, enquanto um líder da igreja local está mediando com as autoridades para permitir que eles retornem para suas casas e para a comunidade e para mais liberdade religiosa.

Contribua com a Igreja Perseguida 

No mundo, mais de 260 milhões de cristãos enfrentam a perseguição religiosa diariamente, sendo obrigados a se isolar de suas famílias, comunidades e deixar tudo o que mais amam para trás. O abandono é constante na vida destes irmãos.

Muitos são presos, torturados e até mortos. Para ajudá-los, a Portas Abertas mantém projetos de apoio socioeconômico, espiritual e emocional, para que a jornada deles seja, no mínimo, suportável.

Um dos primeiros pedidos do cristão perseguido, quando se encontra com um cristão de um país livre, é que orem por eles. Você pode fazer isso?

No site da Portas Abertas você encontra um cronograma de oração com um pedido especial por dia. Lá também, você pode saber mais como contribuir com os projetos e campanhas da Portas Abertas para os cristãos perseguidos. Ore. Contribua.

 




Outras Not?cias