Paraíba tem 11 casos confirmados de crianças com síndrome associada à Covid-19

05/03/2021
Sintomas da SIM-P aparecem nas crianças cerca de duas semanas depois que os sintomas da Covid-19 passam. — Foto: Getty Images via BBC
Sintomas da SIM-P aparecem nas crianças cerca de duas semanas depois que os sintomas da Covid-19 passam. — Foto: Getty Images via BBC
Pelo menos 11 crianças tiveram diagnóstico confirmado para a Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica (SIM-P) na Paraíba até esta quinta-feira (4). A síndrome, que é associada à contaminação por Covid-19, também causou a morte de três crianças até quatro anos de idade. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), dos 21 casos notificados, nove foram descartados e um ainda segue em investigação.
 
De acordo com o secretário executivo da saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, os sintomas da síndrome aparecem pouco depois que a criança teve Covid-19.
 
“É uma manifestação da primeira e da segunda infância, basicamente. Consiste em uma repercussão inflamatória, um efeito tardio da Covid. A criança tem os sintomas do coronavírus, estes sintomas passam e, com duas ou três semanas depois, começam a aparecer algumas manifestações como dor de garganta; vermelhidão dentro da boca, na língua e na garganta; manchas vermelhas nas partes mais claras do corpo, como a palma da mão, e nos braços”, disse Beltrammi em entrevista à TV Cabo Branco.
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube
 
Em agosto de 2020, a SES-PB divulgou uma Nota Técnica alertando profissionais de saúde e secretarias municipais de saúde sobre a ocorrência e notificação imediata obrigatória da SIM-P. O registro deve ser feito, dentro de 24 horas, por meio de formulário de notificação do SUS e enviadas as demais informações necessárias no e-mail simpcovid.pb@gmail.com.
 
Conforme a SES, entre os sintomas mais comuns dessa síndrome estão febre elevada e persistente, acompanhada de pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos e comprometimento respiratório, associado a marcadores de inflamação elevados e evidência de Covid-19.
 
A recomendação da Secretaria é de que se crianças ou adolescentes apresentarem os sintomas da síndrome, os pais ou responsáveis devem procurar o serviço de atendimento em saúde mais próximo.
 
“Infelizmente, o quadro pode evoluir para transtornos mais graves, como inflamação nos vasos do coração, dos rins, do cérebro; descontrole da pressão arterial e até a morte. Se a criança teve Covid-19, é importante que o pai ou a mãe fique atento para observar e identificar caso algum sintoma apareça, principalmente a vermelhidão excessiva na língua e ou manchas no corpo. Se aparecer, deve-se levar esta criança para o serviço de saúde mais próximo de casa”, completa o secretário.
 
 
 

Boletim de SIM-P na Paraíba

 

 

  • 21 notificações;
  • 11 casos confirmados, incluindo três mortes;
  • 9 casos descartados;
  • 1 caso em investigação.
 
Por G1 PB



Outras Not?cias