Excesso de velocidade pode ter causado colisão entre trens em João Pessoa, diz CBTU

14/03/2023
Acidente aconteceu no dia 9 de fevereiro (Foto: Verinho Paparazzo/RTC)
Acidente aconteceu no dia 9 de fevereiro (Foto: Verinho Paparazzo/RTC)

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) concluiu o relatório sobre o acidente envolvendo dois trens no último dia 9 de fevereiro em João Pessoa. O documento foi divulgado no início da tarde desta segunda-feira (13) e aponta falhas de procedimentos operacionais.

Em nota, a CBTU disse que após análise técnica da equipe de engenharia especializada da Companhia, não foi detectada qualquer falha estrutural ou tecnológica. Ou seja, não foi constatado nenhum problema no sistema de freios dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTS), sinalização de via, sistema de controle de tráfego e cruzamento ou de Rádiocomunicação, que pudesse ter dado causa ao acidente. 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube

De acordo com a CBTU, um dos trens não parou ao chegar no desvio, como determina a operação. Além disso, o mesmo trem entrou no trecho com velocidade acima da permitida. “Outros pontos também puderam ser verificados, como o não acionamento do freio de tração e freio de emergência”, diz o comunicado.. 

Ainda na nota, a Companhia disse que continua “trabalhando para melhor atender a população, e lamenta profundamente o ocorrido". 

“Afirmamos ainda que somos solidários a todos aqueles que passaram por tal experiência negativa em nosso sistema, e que casos como estes são raras exceções dada a segurança do sistema de trens urbanos da Região Metropolitana de João Pessoa”.

Portal T5




Outras Not?cias