O Poder Judiciário estadual vem expandindo a Política da Pacificação dos Litígios por meio autocompositivos, especialmente, a conciliação. Os Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), orientados pelo Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), têm importante papel na execução desta iniciativa. A exemplo do Cejusc da Comarca de Bananeiras, que, participando pela primeira vez, obteve o montante de R$ 48.354,00, em acordos firmados durante a Semana Nacional da Conciliação, ocorrida no início do mês.
A unidade judiciária, que tem como diretor do Fórum e juiz da Vara Única, Jailson Shizue Suassuna, não mediu esforços para atingir a solução pacífica de conflitos judiciais através dos acordos. A força laboral exercida por todos nas 38 audiências realizadas durante o período da SNC, foi capaz de chegar a quantia referente a acordos conciliatórios, demonstrando a eficiência do processo de conciliação para resolver disputas sem a necessidade de procedimentos complexos.
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitter, facebook, instagram e youtube
Foram realizadas audiências de conciliação através do Cejusc, onde mediadores e conciliadores judiciais atuaram para compor os acordos por meio dos métodos autocompositivos, operando em diferentes classes judiciais, nos processos do Juizado Especial Cível e Criminal, bem como, em matérias referentes a alimentos, divórcios e execuções.
“Os dados retratam a importância da aproximação flexível e colaborativa entre as partes para resolução de um impasse, pautando-se no diálogo e na negociação, com o intuito de se chegar a uma solução harmoniosa, que satisfaça ambas as partes”, ressaltou o magistrado Jaílson Suassuna.
O mediador Judicial, José Luiz dos Santos Filho destacou ter sido uma experiência marcante, tendo em vista que foi a primeira vez que o Cejusc da Comarca de Bananeiras participou da Semana Nacional da Conciliação.
“Esta é a minha primeira atuação como mediador na SNC, e tive a oportunidade de colaborar na resolução de conflitos com resultados satisfatórios, não apenas para a produtividade do Poder Judiciário, mas, principalmente, para as partes atendidas. Agradeço a Deus, ao Dr. Jailson, pela oportunidade e contribuição, e aos professores do curso de Mediação, que foram primordiais para minha formação”, realçou, José Luiz, salientando o tema do evento, que foi “Conciliação: a um passo da solução”, estimulando a adoção dos meios consensuais para solução de litígios.
Por Lila Santos
Veículo desgovernado atinge casa no distrito de Roma
Grave acidente deixa quatro crianças feridas na zona rural de Bananeiras
Ônibus escolar tomba e deixa ao menos dois estudantes mortos e outros feridos, no Brejo da PB