Coreia do Norte realiza teste de mísseis e desafia Biden

24/03/2021
Países criticam teste de míssel do governo de Kim Jong-um. (KCNA/Divulgação)
Países criticam teste de míssel do governo de Kim Jong-um. (KCNA/Divulgação)

O governo da Coreia do Norte decidiu iniciar testes de mísseis de curto alcance, em resposta a manobras realizadas pelo exército norte-americano na Coreia do Sul. Para o regime de Kim Jong-Un, os trabalhos militares dos Estados Unidos são uma afronta ao governo ditatorial. As informações são do jornal The Washington Post.

Esta é a 1ª vez que os militares da Coreia do Norte fazem testes desde que Joe Biden assumiu o governo nos Estados Unidos. Na semana passada a irmã de Kim Jong-Un já tinha advertido o governo dos EUA, declarando que se o novo presidente quisesse “dormir em paz” pelos próximos 4 anos, é melhor não “causar cheiro de pólvora” em seu primeiro passo.

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

O presidente dos EUA ainda não tem uma estratégia arquitetada sobre a relação com o regime norte-coreano e como enfrentar a ameaça nuclear que incomoda, historicamente, os governos estadunidenses. Oficiais da inteligência americana já tinham alertado sobre a possibilidade da realização de testes de mísseis.

O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, disse ao Washington Post que o governo Biden deseja desenvolver uma “nova abordagem” para a relação com a Coreia do Norte, mas deu poucos detalhes. Diplomatas norte-americanos informaram aos aliados na Ásia nas últimas semanas que a estratégia será diferente da abordagem de cima para baixo do presidente Donald Trump de se encontrar diretamente com Kim e da formulação de baixo para cima do presidente Barack Obama, que renunciou ao engajamento até que Pyongyang melhorasse seu comportamento.

Ambas as políticas falharam em impedir a Coreia do Norte de avançar seus sistemas de armas e reprimir os cidadãos por meio de uma combinação de vigilância em massa, tortura e campos de prisioneiros políticos condenados por grupos de direitos humanos em todo o mundo.

O governo Biden estava ciente de que poderia ser criticado por hesitar no caso de a Coréia do Norte reiniciar as provocações nucleares. Em um esforço para poupar o governo de possíveis críticas, funcionários do governo Biden revelaram a um repórter da Reuters que funcionários dos EUA contataram a Coreia do Norte por meio de vários canais a partir de meados de fevereiro, mas não receberam resposta. O secretário de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, confirmou essa tentativa durante uma coletiva de imprensa.

Organizações de controle de armas sediadas em Washington temem mais testes norte-coreanos. “Há uma necessidade urgente de se reconectar com o Norte porque Pyongyang continua adquirindo mais plutônio para armas nucleares”, disse Darryl Kimball, diretor executivo da Associação de Controle de Armas. “Quanto antes melhor.

A Coreia do Norte não comentou sobre seus lançamentos de mísseis no domingo, o que intrigou as autoridades norte-americanas e sul-coreanas. O regime isolado normalmente elogia esses desenvolvimentos para enfatizar sua habilidade técnica.

 

Poder360




Outras Not?cias