Professores da UFCG aprovam indicativo de greve conjunta com os servidores federais

15/02/2022
Docentes reivindicam uma recomposição salarial de 19,99%, a revogação da Emenda Constitucional 95 (Teto dos Gastos), contra a Reforma Administrativa (PEC 32) e contra o desmonte dos serviços públicos com o retorno seguro às aulas presenciais.
Docentes reivindicam uma recomposição salarial de 19,99%, a revogação da Emenda Constitucional 95 (Teto dos Gastos), contra a Reforma Administrativa (PEC 32) e contra o desmonte dos serviços públicos com o retorno seguro às aulas presenciais.
Os professores da UFCG aprovaram um indicativo de greve conjunta com os servidores federais para o dia 09 de março. A deliberação foi tomada numa assembleia geral virtual da Associação dos Docentes da UFCG – ADUFCG. Os professores reivindicam uma recomposição salarial de 19,99%, a revogação da Emenda Constitucional 95 (Teto dos Gastos), contra a Reforma Administrativa (PEC 32) e contra o desmonte dos serviços públicos com o retorno seguro às aulas presenciais.

Mesmo com a aprovação do indicativo de greve, os professores da UFCG ainda realizarão outra assembleia, ainda sem data, para avaliar a conjuntura política e as deliberações da categoria nas outras universidades federais e nos outros estados antes de aprovar o início da paralisação.
 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube

A avaliação do indicativo de greve para os servidores federais foi uma deliberação do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), que reúnem dezenas de categorias de funcionários e integra um calendário de lutas que está se desenvolvendo desde o início do ano. Em 2020 e 2021 os Governo Federal, estaduais e municipais estavam impedidos de conceder reposições salariais pela PEC Emergencial, que liberou recursos para o combate a pandemia.

A pauta de recomposição salarial de 19,99% é unificada entre as categorias que integram o Fonasefe.  O índice é referente às perdas acumuladas desde o início do governo Bolsonaro, de janeiro de 2019 a dezembro de 2021, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA/IBGE). No entanto, sem reajuste desde 2017 e com perdas salariais desde 2011, as servidoras e os servidores acumulam uma defasagem nos salários de 49,28%. 

Mobilização 

Na assembleia da ADUFCG de ontem à noite (10/02) os professores também agendaram para segunda-feira (14/02), às 16h, uma reunião virtual da Comissão de Mobilização da entidade para montar um calendário de atividades do âmbito da UFCG para fortalecer a luta dos servidores e pressionar o Governo Federal a atender as reivindicações. 

ANDES-SN 

Os professores da UFCG decidiram adiar para a próxima assembleia geral, provavelmente na semana de 21 a 25 de fevereiro, a escolha da delegação da ADUFCG ao 40º Congresso do ANDES-SN. A deliberação busca ampliar o debate dos temas a serem discutidos no evento, tendo por base também o Caderno de Textos do Congresso. 

Eleição 

Sobre a eleição da nova diretoria da ADUFCG a assembleia aprovou a publicação de um edital na próxima segunda-feira (14/01). O período de inscrição de chapas será de 21/02 a 04/03 e a eleição em 23/03. A posse da nova direção no dia 06 de abril.


Portal WSCOM




Outras Not?cias