IFPB tem 1,7 mil vagas em curso gratuito de qualificação profissional

21/03/2022

O curso de Microempreendedor Individual (MEI) do programa federal Qualifica Mais Progredir está com inscrição gratuita aberta nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Santa Rita. As aulas do curso gratuito serão ministradas pelo Instituto Federal da Paraíba em seus campi nessas três cidades.

As turmas presenciais devem iniciar em 29 de março, mas outras serão abertas até o fim do ano e as inscrições gratuitas seguem abertas. Para se inscrever é preciso ter Ensino Fundamental completo e ser maior de 18 anos.

Inicialmente, o curso tinha como público-alvo apenas quem recebia o Auxílio Brasil, mas foi estendido para qualquer pessoa inscrita no CadÚnico e seus familiares. 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube

O curso de qualificação profissional tem carga-horária de 160h e os alunos recebem um valor de R$10 por dia de aula assistida, segundo os critérios da Bolsa-formação.

No IFPB, foram ofertadas 700 vagas na capital paraibana, 500 em Santa Rita e 500 em Campina Grande, dividida por ciclos, totalizando 1,7 mil vagas.

Documentação

Identidade (RG); CPF; comprovante de Nível de Escolaridade Completo (Declaração, Histórico ou Certificado), constando nome da escola/instituição e ano de conclusão; Certidão de Casamento ou Nascimento; comprovante de residência; comprovante de Dados Bancários (Banco, Agência, Conta e Tipo da Conta); comprovante contendo o número de Identificação Social (NIS/PIS); certificado de Alistamento Militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação (para o sexo masculino); Comprovante de vacinação Covid-19 e comprovante de Quitação Eleitoral.

Nas aulas, os alunos vão aprender sobre orientações para formalização de MEI; controles financeiros; orientação para acesso a crédito; propaganda e marketing; melhoria de produtos e serviços; uso de redes sociais e ferramentas digitais; atendimento ao cliente; além de conteúdos socioemocionais aplicados ao empreendedorismo. A estimativa é que o curso dure cerca de três meses. Há turmas à tarde e à noite.

Locais de inscrição

Em João Pessoa, a inscrição pode ser feita no campus do IFPB-JP na avenida Primeiro de Maio, 720, Jaguaribe e nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), além da sede do Assessuas, na rua Sizenando Costa, 57, no Roger.

Também é possível por formulário eletrônico. Em Santa Rita, o interessado também pode procurar o campus do IFPB que fica na BR 230, KM 42, S/N, Bairro Popular; o Núcleo de Arte e Cultura (NAC), no Alto das Populares, ao lado do Renatão, ou o Centro de Capacitação (CC) do Heitel, ao lado do Mercado Público do bairro.

Em Campina Grande, a inscrição é nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), mas o candidato pode ir no campus do IFPB, na avenida Tranquilino Coelho Lemos, 671, Dinamérica.

Com Portal Correio




Outras Not?cias