Fies: inscrições para o 1º semestre começam nesta terça-feira (8)

09/03/2022
Resultado será divulgado na próxima terça-feira (15) no site do programa. (Foto: TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL)
Resultado será divulgado na próxima terça-feira (15) no site do programa. (Foto: TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL)

O MEC (Ministério da Educação) abre as inscrições para o primeiro semestre de 2022 do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) nesta terça-feira (8). Os participantes interessados devem acessar o site até a próxima sexta-feira (11) para concluir o cadastro.

O Fies é um programa do MEC que financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). O resultado será divulgado no próximo dia 15 de março e o candidato pré-selecionado deverá complementar a inscrição entre os dias 16 e 18 de março.

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube

Quem pode participar?

 

Poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Para se inscrever no processo seletivo do Fies, o participante deve acessar o sistema de inscrição do Fies, clicar em "Minha Inscrição" e em seguida em "Fazer Cadastro". Em seguida preencha as informações solicitadas. 

Após finalizar o cadastro, clique na opção "Entrar com GOV.BR", e informe o CPF e a senha cadastrada. Em seguida, preencha as informações solicitadas pelo sistema no site do programa.

Lista de espera

 

Os candidatos classificados com base no número de vagas do grupo de preferência serão pré-selecionados na chamada única. Os demais, não pré-selecionados, serão automaticamente incluídos em lista de espera.

A vaga não ocupada por um candidato já pré-selecionado retorna para o sistema e outro candidato que esteja em lista de espera é pré-selecionado, observada a classificação, conforme previsto no edital do processo seletivo vigente, já existente desde a publicação do resultado da chamada única.

Considerando que não existe novo ranqueamento, após a publicação do resultado da chamada única, os participantes da lista de espera, deverão, obrigatoriamente, acompanhar sua eventual pré-seleção, na página do Fies pela internet.

O candidato participante da lista de espera que for pré-selecionado deverá acessar o site e complementar a inscrição para contratação do financiamento no prazo de três dias úteis, a contar da divulgação da pré-seleção no FiesSeleção.

Cronograma

 

Inscrições - 8 a 11 de março.
Resultado - 15 de março.
Complemento de informações (pré-selecionado) - 16 a 18 de março.
Lista de espera - 16 de março a 28 de abril de 2022.

 Do R7




Outras Not?cias