Comissão de Educação do Senado vota convocação de Milton Ribeiro

26/03/2022
Ministro da Educação terá que se explicar sobre áudio em que afirma que o governo prioriza pedidos de verba feitos por pastores
Ministro da Educação terá que se explicar sobre áudio em que afirma que o governo prioriza pedidos de verba feitos por pastores
Está pautada para esta quinta-feira (24), a partir das  9h, a votação do requerimento de convocação do ministro da Educação Milton Ribeiro para prestar esclarecimentos à Comissão de Educação do Senado. O ministro terá que se explicar sobre áudio em que afirma que o governo federal prioriza prefeituras cujos pedidos de liberação de verba foram negociados por pastores que não têm cargo na pasta.  No áudio, Ribeiro afirma que o governo federal deve priorizar pedidos de liberação de verba feitos pelos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura.
 
"Porque a minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar. Porque foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão de Gilmar. Apoio. Então o apoio que a gente pede não é segredo, isso pode ser [inaudível] é apoio sobre construção das igrejas", disse Ribeiro, em áudio revelado pela imprensa.
 
 

Tentativa de acalmar os ânimos

Em um movimento na tentativa de acalmar os ânimos e evitar mais desgastes, o ministro  ligou na quarta-feira (23) para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e para o senador Marcelo Castro (MDB-PI), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, para se pôr à disposição do Congresso para prestar esclarecimentos. Na ocasião, o ministro disse ao senador que nem precisaria aprovar requerimento algum na comissão, uma vez que ele está disponível para conversar com o Parlamento.
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube
 
Marcelo Castro já havia anunciado que porá em votação nesta quinta-feira (24), em reunião da comissão, um requerimento que pede a convocação do ministro e outro requerimento de convite para que o presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Marcelo Lopes da Ponte, preste esclarecimentos à comissão.
 
Ainda na Comissão de Educação, há convites para que Mário Frias explique gastos em viagem e para que todos os envolvidos nos áudios do MEC compareçam para esclarecimentos. São eles: Márcio Lopes da Ponte, presidente do FNDE; Gilmar Silva dos Santos; Arilton Moura; prefeito de Rosário (MA), Calvet Filho; prefeito de Anajatuba (MA), Helder Aragão; prefeito de Centro Novo (MA), Junior Garimpeiro; e prefeita de Bom Lugar (MA), Marlene Miranda.
 
R7
 



Outras Not?cias