Assim, no dia 27 de abril de 2018, Bermudes entrou com uma liminar na 2.ª Vara Empresarial de Conflitos e Arbitragem de São Paulo. Que foi acatada pela Justiça e garantiu a manutenção de todas as cláusulas do contrato original. Nesse interim, a Caoa solicitou que a arbitragem da disputa fosse feita por um tribunal de Frankfurt, conforme previsto no documento firmado com a Hyundai para casos de litígio.
Nesse sentido, para representa-la no tribunal arbitral, a Caoa indicou Gustavo Tepedino, ex-diretor da Faculdade de Direito da UERJ. Além disso, ele é do Grupo Latino-Americano de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (CCI. Bem como do Comitê Brasileiro da CCI. Por sua vez, a Hyundai indicou o inglês John Beechey, ex-presidente da CCI e um dos árbitros mais famosos do mundo.
Portanto, a Caoa mantém no Brasil a exclusividade para importar veículos da Hyundai feitos na Coreia do Sul. Ou seja, modelos como o utilitário-esportivo Santa Fe e o sedã Elantra, entre outros. Além disso, a empresa brasileira fabrica os SUVs ix35 e Tucson na planta de Anápolis (GO). Bem como o caminhão HR.
Por sua vez, a Hyundai Motor Brasil (HMB), fabrica a linha HB20 (hatch e sedã) e o SUV compacto Creta. As duas famílias de veículos são produzidas na planta da empresa em Piracicaba, no interior de São Paulo.
Com o resultado favorável à Caoa, a empresa vai tirar do papel os planos de produzir novos carros da Hyundai no Brasil. Os mais prováveis são são o Xcent e o Elantra. Segundo reportagem publicada pelo Jornal do Carro em julho de 2020.
Caoa e Hyundai se uniram em 1999
A trajetória da Hyundai no Brasil se confunde com a história da Caoa. O nome do grupo é formado pelas iniciais de seu fundador, o médico paraibano Carlos Alberto de Oliveira Andrade. Tudo começou em 1979, quando ele comprou um Landau na concessionária Ford de Campina Grande (PB).
A loja faliu antes que ele recebesse o carro. Andrade então propôs ficar com a empresa como forma de compensação. E cerca de seis anos depois, a Caoa se tornou a maior revendedora Ford do Brasil.
Em 1992, com a reabertura dos portos, a Caoa passou a ser importadora oficial da Renault. A relação azedou em 1998. A empresa francesa decidiu construir uma fábrica no Paraná e encerrou a parceria com o grupo brasileiro. A Caoa processou a Renault. Mas até hoje não ficou claro se a empresa recebeu a indenização pleiteada na Justiça.
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