Após 4 meses de queda, mercado formal abre 131 mil vagas em julho

22/08/2020
Carteira se trabalho Carteira de Trabalho e Previdencia Social (FG Trade/Getty Images)
Carteira se trabalho Carteira de Trabalho e Previdencia Social (FG Trade/Getty Images)
Após quatro meses de alto negativo, o Brasil criou 131.010 vagas em julho, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta sexta-feira (21) pelo Ministério da Economia.
 

O número é o resultado de 1.043.650 admissões e 912.640 desligamentos no período, e ficou muito acima das expectativas do mercado, que figuravam entre 10 mil e 25 mil vagas.

No acumulado do ano de 2020, foi registrado saldo negativo de 1.092.578 empregos.

“Retomamos o ritmo de criação de empregos na economia”, disse Paulo Guedes, ministo da Economia, em entrevista coletiva para apresentação dos números”, disse.

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

 

Segundo a pasta, o resultado foi impulsionado pela Indústria de Transformação, seguido de Construção, Comércio e Agropecuária. Apenas o setor de serviços teve saldo positivo de vagas (-15.948).

Todas as cinco regiões do país tiveram resultado positivo nas vagas de emprego com carteira assinada em julho, com destaque para o Sudeste, que teve 34.157 postos a mais em julho, em relação ao mês anterior, alta de 0,18%.

A região Norte teve a maior variação relativa do estoque de vagas, ressalta a pasta, com alta de 0,76% de um mês para o outro (13.297).

O mercado de trabalho formal segue reagindo em meio à crise do coronavírus, após registrar expressiva queda no saldo de vagas em abril e uma modesta recuperação em maio e uma reação mais forte em junho. “É sinal que a economia pode fazer o retorno em V (mais rápida)”, disse Guedes nesta tarde.

O Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, anunciado no fim de março pelo governo para auxiliar empresas no custeio da folha de pagamento e permitir a redução de salários e da jornada, tem ajudado na manutençao dos empregos.

“O programa foi tão bem sucedido que vai ser extendido por mais dois meses”, disse Guedes.

“O programa vai continuar ficando disponível com o mesmo orçameto inciial para ais dois meses oara aquele ssetores que ainda estão precisando”, disse, depois, o secretário especial, Bruno Bianco.

Guedes disse ainda que na terça-feira que vem haverá mais novidades: “Verde Amarelo, Renda Brasil e mais coisas que nós estamos elaborando”, disse.

Incertezas

Para economistas, porém, essa expectativa pode ruir com o aumento das incertezas:

 

“Por mais que tenha saído do olho do furacão, daquela redução de mobilidade que causou o fundo do poço em abril, a gente está longe de ter uma situação de normalidade”, diz André Loes, sócio da gestora Kairós Capital.

A reação natural dos consuidores, mesmo com a reabertura total da economia, continuará sendo de maior cautela. Além disso, vale lembrar que há grupos de negócios que ainda não voltaram à nornalidade em função da falta de mobilidade social, diz o economista, como é o caso dos setpres de entretenimento, turismo, esportes, evento corporativos etc.

 




Outras Not?cias

Vídeos Destaques

Barragem rompe e deixa cidade inundada após fortes chuvas na Paraíba

Emocionante! Mendigo dá exemplo de amor ao próximo

Em Bananeiras: touro invade campo e provoca correria em jogo do Paraibano Sub-15

Mais Lidas