Vivência de Palhaço prorroga inscrições e abre vagas gratuitas para alunos da rede pública

04/06/2016

As inscrições para o curso ‘Vivência de Palhaço’, com Dadá Venceslau, foram prorrogadas pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), por meio da Escola Livre de Circo, até a próxima terça-feira, dia 7.

Oito vagas serão abertas para alunos da rede pública de ensino. As inscrições são gratuitas para estudantes acima de 14 anos de idade. Basta trazer a declaração da escola onde o interessado está matriculado. Também há vagas para não estudantes. O investimento é de R$ 40 (mensal). 

Por se tratar de um curso de iniciação, é aberto ao público em geral, podendo se inscrever jovens e adultos iniciados ou não na arte da palhaçaria. A idade mínima para se matricular é 14 anos. A duração é de três meses, com encerramento previsto para o mês de agosto. 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitter e pelo facebook

O objetivo da vivência é desenvolver um experimento que utilize técnicas circenses, protagonizando o palhaço no picadeiro, na rua, nas praças, teatros e festas, através de exercícios corporais e vocais, jogos cênicos e caracterização da personagem.

De forma lúdica, como uma brincadeira de roda, o grupo vai criando e improvisando à medida em que mergulha no mundo do circo. Assim, os participantes se transformam em apreciadores dessa arte.

A cada etapa, os participantes observam uma demonstração de um palhaço, do aquecimento à caracterização como uma performance. Em seguida, cada um, individualmente ou em grupo, apresenta o que foi elaborado a partir daquela vivência e segue para uma avaliação onde todos podem expressar os seus sentimentos.

Os participantes podem levar materiais pessoais para compor seus personagens/palhaços, a exemplo de peruca, casaca, calça, sapato, mala, bola de sopro e de plástico, bambolê, entre outros acessórios. As aulas serão ministradas na Escola Livre de Circo, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, ao lado da Estação Ciência, na Capital.

Sobre o ministrante – Palhaço Dadá, personagem criado pelo artista paraibano Dadá Venceslau, também artista plástico, cenógrafo, figurinista e ator graduado em Educação Artística e especialista em Arte-Educação. Há 25 anos atua na Agitada Gang (Trupe de Atores e Palhaços), e no espetáculo “Como nasce um cabra da peste”, de Altimar Pimentel sob a direção de Eliézer Rolim. No ano 2000 gravou o seu primeiro CD “Canta Palhaço” e em 2010, o segundo “Dadá Canta Outra Vez” ambos com releituras de cantigas do cancioneiro popular. Foi por quatro anos (2008-2011) presidente da ONG Associart-PB (Associação de Artistas Plásticos da Paraíba).

Serviço: Curso Vivência de Palhaço

Ministrante: Dadá Venceslau

Inscrições: até terça-feira, dia 7, na Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (DDAC), Espaço Cultural José Lins do Rego, acesso pela rampa 1

Investimento: R$ 40 (mensal). Oito vagas gratuitas para alunos da rede pública

Duração: 3 meses (junho, julho e agosto)

Dias de aulas: Terças e quintas, das 19h às 21h

Local: sala 6 (mezanino 2, acesso pela rampa 1 do Espaço Cultural)

Informações: 3211-6225

Bananeiras Online com Assessoria




Outras Not?cias